ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

História do Grupo Estado nos anos 1930

Os fatos que marcaram o país e o mundo, expostos nas capas históricas do jornal O Estado de S. Paulo.

Filtrar por data ou por período:
  • 1930

    Suplemento Rotogravura

     

    O Estado lança o Suplemento Rotogravura, com destaque às ilustrações e fotos. O Suplemento, coordenado por Pedro Ferraz do Amaral, foi uma grande novidade para a imprensa da época. Ele possibilitava a impressão frente e verso em alta velocidade e obtinha uma qualidade de impressão uniforme – o grande diferencial em relação à impressão off-set com rotativas Marinoni.

    Suplemento Rotogravura, 10/1/1930 Suplemento Rotogravura
  • 1932

    Revolução

     


    Uma das épocas mais difíceis para o jornal. Inconformados com o autoritarismo e o tratamento hostil de Getúlio Vargas e os "tenentes" a São Paulo, o Estado e o Partido Democrático se indispõem com a ditadura e formam uma aliança com alguns setores do PRP contra o governo federal. No dia 9 de julho estoura a revolução constitucionalista em defesa de eleições livres e de uma constituição. Francisco Mesquita vai para a frente de batalha enquanto Julio de Mesquita Filho permanece em Sâo Paulo na liderança civil do movimento. Júlio de Mesquita Filho e Francisco Mesquita são presos e posteriormente exilados em Lisboa.

    Revolução Constitucionalista, 1932 Revolução Constitucionalista, 1932
  • 1933

    Plínio Barreto diretor

     


    Com a morte de Nestor Pestana, Plínio Barreto é promovido a diretor do jornal.

    Morte de Nestor Pestana, 29/4/1933 Morte de Nestor Pestana, 1933
  • 1934

    Universidade de São Paulo

     

    Julio de Mesquita Filho e seu irmão Francisco Mesquita voltam ao Brasil. Armando de Salles Oliveira foi nomeado interventor e depois eleito governador do Estado. No dia 25 de janeiro, ainda como interventor federal, Armando Salles baixa o decreto 6283 criando a Universidade de São Paulo. Julio de Mesquita Filho coordenou a comissão que planejou, organizou e participou da escolha dos primeiros docentes para a nova Universidade.

    Criação da Universidade de São Paulo Criação da Universidade de São Paulo, 1934
  • 1934

    Classificados

     


    O Estadão é o primeiro jornal do Brasil a utilizar um sistema de anúncios classificados. O ‘patrono’ da ideia, Francisco Mesquita, preocupou-se em instalar o maior número possível de agências vendedoras de classificados em todo o país. Com a iniciativa, o jornal aumentou suas vendas e sua credibilidade, passando a ser mais procurado por grandes anunciantes e a fazer mais propagandas.

    Estado foi o primeiro jornal brasileiro com anúncios Classificados Estado foi o primeiro jornal brasileiro com anúncios Classificados
  • 1937

    Prisão e exílio

     

    Durante o Estado Novo, que consolidou a ditadura de Vargas neste ano, o Governo estado- novista tentou submeter o Estado à censura prévia. O jornal, porém conseguiu manter-se independente, encontrando meios de enfrentar o Regime Vargas mantendo os seus ideais jornalísticos. Não vendia páginas para propaganda getulista, farta em outros órgãos de imprensa. A repressão ao jornal era grande. Julio de Mesquita Filho, então diretor, foi preso 17 vezes e afastado para o exílio. Francisco Mesquita seguiu no comando, sem alterar o caráter cívico e defensor da democracia do jornal.


    6/4/1937 6/4/1937
  • 1939

    Edição vespertina

     


    3 de setembro – Começa a circular a Edição da Tarde para noticiar os fatos da Segunda Guerra Mundial. Esta edição vespertina, chamada de Estadinho, circulou até 23 de março de 1940.

    Estadinho, Edição da Tarde No dia 3/9/1939 começa a circular a Edição da Tarde para noticiar os fatos da Segunda Guerra Mundial
Reclames do Estadão

Em qualquer ponto do Brasil

Anúncio da Goodyear Em qualquer ponto do Brasil

11/2/1953

Tópicos
ver todos
  • Edwin Reichert/AP
    1.

    Guerra Fria

    Período de tensão militar, conflitos políticos e competição entre URSS e EUA

  • AP
    2.

    Revolução Chinesa

    Movimento marcado pela queda do Império e instituição do comunismo

  • Acervo/Estadão
    3.

    Colônias

    História do colonialismo e das colonizações

  • Nem de Tal/Estadão
    4.

    Samba

    Ritmo musical

  • Acervo/Estadão
    5.

    Imigração

    Movimento de emigração de europeus e asiáticos para o Brasil a partir do século 19