ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

História do Grupo Estado nos anos 1930

Os fatos que marcaram o país e o mundo, expostos nas capas históricas do jornal O Estado de S. Paulo.

Filtrar por data ou por período:
  • 1930

    Suplemento Rotogravura

     

    O Estado lança o Suplemento Rotogravura, com destaque às ilustrações e fotos. O Suplemento, coordenado por Pedro Ferraz do Amaral, foi uma grande novidade para a imprensa da época. Ele possibilitava a impressão frente e verso em alta velocidade e obtinha uma qualidade de impressão uniforme – o grande diferencial em relação à impressão off-set com rotativas Marinoni.

    Suplemento Rotogravura, 10/1/1930 Suplemento Rotogravura
  • 1932

    Revolução

     


    Uma das épocas mais difíceis para o jornal. Inconformados com o autoritarismo e o tratamento hostil de Getúlio Vargas e os "tenentes" a São Paulo, o Estado e o Partido Democrático se indispõem com a ditadura e formam uma aliança com alguns setores do PRP contra o governo federal. No dia 9 de julho estoura a revolução constitucionalista em defesa de eleições livres e de uma constituição. Francisco Mesquita vai para a frente de batalha enquanto Julio de Mesquita Filho permanece em Sâo Paulo na liderança civil do movimento. Júlio de Mesquita Filho e Francisco Mesquita são presos e posteriormente exilados em Lisboa.

    Revolução Constitucionalista, 1932 Revolução Constitucionalista, 1932
  • 1933

    Plínio Barreto diretor

     


    Com a morte de Nestor Pestana, Plínio Barreto é promovido a diretor do jornal.

    Morte de Nestor Pestana, 29/4/1933 Morte de Nestor Pestana, 1933
  • 1934

    Universidade de São Paulo

     

    Julio de Mesquita Filho e seu irmão Francisco Mesquita voltam ao Brasil. Armando de Salles Oliveira foi nomeado interventor e depois eleito governador do Estado. No dia 25 de janeiro, ainda como interventor federal, Armando Salles baixa o decreto 6283 criando a Universidade de São Paulo. Julio de Mesquita Filho coordenou a comissão que planejou, organizou e participou da escolha dos primeiros docentes para a nova Universidade.

    Criação da Universidade de São Paulo Criação da Universidade de São Paulo, 1934
  • 1934

    Classificados

     


    O Estadão é o primeiro jornal do Brasil a utilizar um sistema de anúncios classificados. O ‘patrono’ da ideia, Francisco Mesquita, preocupou-se em instalar o maior número possível de agências vendedoras de classificados em todo o país. Com a iniciativa, o jornal aumentou suas vendas e sua credibilidade, passando a ser mais procurado por grandes anunciantes e a fazer mais propagandas.

    Estado foi o primeiro jornal brasileiro com anúncios Classificados Estado foi o primeiro jornal brasileiro com anúncios Classificados
  • 1937

    Prisão e exílio

     

    Durante o Estado Novo, que consolidou a ditadura de Vargas neste ano, o Governo estado- novista tentou submeter o Estado à censura prévia. O jornal, porém conseguiu manter-se independente, encontrando meios de enfrentar o Regime Vargas mantendo os seus ideais jornalísticos. Não vendia páginas para propaganda getulista, farta em outros órgãos de imprensa. A repressão ao jornal era grande. Julio de Mesquita Filho, então diretor, foi preso 17 vezes e afastado para o exílio. Francisco Mesquita seguiu no comando, sem alterar o caráter cívico e defensor da democracia do jornal.


    6/4/1937 6/4/1937
  • 1939

    Edição vespertina

     


    3 de setembro – Começa a circular a Edição da Tarde para noticiar os fatos da Segunda Guerra Mundial. Esta edição vespertina, chamada de Estadinho, circulou até 23 de março de 1940.

    Estadinho, Edição da Tarde No dia 3/9/1939 começa a circular a Edição da Tarde para noticiar os fatos da Segunda Guerra Mundial
Reclames do Estadão

Leite Moça para os soldados

Donativos para os soldados que lutavam na Revolução Leite Moça para os soldados

Anúncio publicado em 18/8/1932

Tópicos
ver todos
  • Acervo/Estadão
    1.

    Primeira Guerra

    O conflito, de escala global, foi iniciado na Europa em 1914

  • Jonne Roriz/ Estadão
    2.

    Olimpíadas

    Competição que reúne os principais esportes e atletas do mundo

  • Acervo/Estadão
    3.

    Estado Novo

    Ditadura civil brasileira liderada por Getúlio Vargas

  • Acervo/Estadão
    4.

    Bossa Nova

    Movimento musical brasileiro surgido nos anos 50

  • Ivan Dias/ Estadão
    5.

    Internet

    Rede Mundial de Computadores