ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

História do Grupo Estado nos anos 1950

Os fatos que marcaram o país e o mundo, expostos nas capas históricas do jornal O Estado de S. Paulo.

Filtrar por data ou por período:
  • 1947 - 1951

    Sede provisória

     

    Vendeu-se o prédio da Rua Boa Vista e, enquanto se construía a nova sede, na esquina das Ruas Major Quedinho e Martins Fontes, a redação e a administração funcionaram temporariamente na Rua Barão de Duprat.  

    Mudança provisória de sede, 1/1/1952 Projeto da nova sede, 3/4/1952
  • 1953

    18 de agosto

     

    Inauguração da nova sede da empresa na Rua Major Quedinho, 28.

    Inaugurada nova sede, na Rua Major Quedinho, 28 Inaugurada nova sede, na Rua Major Quedinho, 28
  • 1953

    Suplemento Feminino

     

    25 de setembro - É lançado o Suplemento Feminino do Estadão. Uma evolução da seção feminina idealizado pela jornalista Maria do Carmo de Almeida, a Capitu. Era uma época que não era comum ver mulheres na Redação. Além de Capitu, o suplemento tinha na equipe uma repórter, uma cronista social e uma fotógrafa.

    Suplemento Feminino, n.º 1 Suplemento Feminino, n.º 1
  • 1955

    Suplemento Agrícola

     5 de janeiro - Circulava a edição número 1 do Suplemento Agrícola. Em formato tablóide e com 16 páginas, o caderno inaugural deu destaque à moderna agricultura paulista da época, em reportagem do então editor Edgar Fernandes Teixeira. Mas a preocupação com as notícias sobre agricultura e a prestação de serviço ao homem do campo, já estava presente no Estado desde 1918, quando foi criada a coluna semanal "Assumptos Agrícolas".

     

    Suplemento Agrícola, n.º 1 Suplemento Agrícola, n.º 1
  • 1956

    Censura

     

    24 de agosto - A sucursal do Estado no Rio é invadida pela polícia e exemplares do jornal são apreendidos por causa da publicação de um manifesto de Carlos Lacerda. Júlio de Mesquita Filho denuncia a arbitrariedade à Associação Interamericana de Imprensa (AII)

    Polícia invade a sucursal do Estado no Rio, 25/8/1956 "Atentados representam um insulto à democracia", diz o editorial "A voz da nação", 26/8/1956
  • 1956

    Suplemento Literário

    6 de outubro - Publicado pela primeira vez em 6 de outubro de 1956, o Suplemento Literário do Estadão foi um dos marcos da imprensa cultural brasileira. Além de divulgar textos inéditos de grandes nomes da literatura como Carlos Drummond de Andrade e Lygia Fagundes Telles – ou da crítica, como Sábato Magaldi e Villém Fluxer -, o Suplemento soube também divulgar a obra de alguns entre os melhores artistas da época.

    Planejada por Antonio Cândido, realizada por Julio de Mesquita Filho e dirigida pelo crítico teatral Décio de Almeida Prado, a publicação não ficou confinada às letras, e destinava um espaço generoso à produção visual.

    Preocupado fundamentalmente com a ideia de garantir na imprensa um espaço regular para o debate de ideias e a divulgação de autores novos e consagrados, especialmente os escritores brasileiros, o caderno conseguiu sobreviver até 1967 como uma espécie de corpo estranho no mundo fragmentado e veloz do jornalismo.

    Suplemento Literário, n.º 1, 6/10/1956 Suplemento Literário, n.º 1, 6/10/1956
  • 1958

    Rádio Eldorado

     

    4 de janeiro - A Rádio Eldorado, AM 700 kHz, é inaugurada por Julio de Mesquita Filho e Francisco Mesquita. O objetivo era levar ao ouvinte uma programação eclética, de qualidade, com glamour e com locutores de voz de veludo. Uma dessas vozes foi de José de Ávila Barroso, um dos principais apresentadores, que fez, inclusive, a inauguração.

    O auditório da Rádio, no prédio da Major Quedinho, recebia orquestras, bandas e cantores. Os programas entravam no ar ao vivo e podiam receber platéia.

    Inaugurada a Rádio Eldorado, 4/1/1958 Inaugurada a Rádio Eldorado, 4/1/1958
Reclames do Estadão

Camisas Epson

Com barbatanas permanentes! Camisas Epson

Publicado em 06/05/1962

Tópicos
ver todos
  • Acervo/Estadão
    1.

    Primeira Guerra

    O conflito, de escala global, foi iniciado na Europa em 1914

  • Jonne Roriz/ Estadão
    2.

    Olimpíadas

    Competição que reúne os principais esportes e atletas do mundo

  • Acervo/Estadão
    3.

    Estado Novo

    Ditadura civil brasileira liderada por Getúlio Vargas

  • Acervo/Estadão
    4.

    Bossa Nova

    Movimento musical brasileiro surgido nos anos 50

  • Ivan Dias/ Estadão
    5.

    Internet

    Rede Mundial de Computadores