ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

História do Grupo Estado nos anos 2000

Os fatos que marcaram o país e o mundo, expostos nas capas históricas do jornal O Estado de S. Paulo.

Filtrar por data ou por período:
  • 2000

    Lançamento do Portal

     

    28 de maio - O Grupo Estado lança oficialmente o portal estadao.com.br,  reunindo todo o conteúdo produzido pelo Grupo Estado - os jornais O Estado de S.  Paulo e Jornal da Tarde,  Agência Estado,  Rádio Eldorado e Listas Oesp Estadão.  

    Lançamento do Portal Estadão Lançamento do Portal Estadão
  • 2000

    Prêmio Icatu

     

    17 de outubro - O jornal O Estado de S. Paulo ganha o Prêmio Icatu de Jornalismo Econômico 2000, na categoria jornal, com a reportagem Estados usam Petrobrás para burlar legislação e obter novos empréstimos, de Gerson Camarotti e Silvia Faria. Publicada em 3 de março, a reportagem mostra como  Paraná, Pernambuco e Mato Grosso do Sul realizaram, em 1999, operações ilegais com a Petrobrás para recolhimento antecipado do ICMS.

    Estado, vencedor do Prêmio Icatu de Jornalismo Econômico Reportagem publicada em 3/3/2000 mostra operações ilegais dos estados com a Petrobrás
  • 2002

    Portal lança epopéia dos Villas-Bôas

     


    1 de fevereiro - A epopeia dos irmãos Orlando, Cláudio e Leonardo Villas Bôas em suas expedições de contato com os índios do Xingu, nas décadas de 40 e 50 é revelada, de forma inédita, em um site com 90 áreas, cerca de 300 páginas de texto e 300 imagens.  O site especial O Xingu dos Villas Bôas é resultado de uma parceria do portal estadao.com.br, produto do Grupo Estado na Internet, e o sertanista Orlando Villas Bôas.  

    Estadão.com.br lança epopeia dos Villas Bôas Estadão.com.br lança epopeia dos Villas Bôas
  • 2002

    Primeira página sobre vitória do Brasil na Copa do Mundo foi considerada a melhor

     

    18 de dezembro - O Estado recebe o Prêmio Esso Especial de Primeira Página pelo trabalho “O maior campeão do mundo”, publicado em 1.º de julho, dia seguinte ao da conquista do pentacampeonato da Copa do Mundo de futebol pelo Brasil. O Estado foi o único jornal que não usou a palavra “penta” na manchete de 1.º de julho.

    Estado ganha Prêmio Esso Especial de Primeira Página Primeira página sobre a vitória do Brasil na Copa do Mundo de 2002
  • 2003

    Edição 40.000

     


    24 de abril - Estado chega à edição número 40.000.

    Edição n.º 40.000 do Estado Capa da edição 40.000, 24/4/2003
  • 2003

    Estadão, o mais admirado

     


    25 de novembro - Estadão é o veículo mais admirado do País. A conclusão é de pesquisa realizada pela  Troiano Consultoria de Marca para o grupo Meio & Mensagem.

    Estadão, o veículo mais admirado do País Estadão, o veículo mais admirado do País
  • 2004

    Estado eleito o melhor em economia

     

    27 de janeiro - O caderno Economia & Negócios do jornal O Estado de S. Paulo foi eleito o melhor produto no seu setor na 17.ª edição do Prêmio Veículos de Comunicação, da Revista Propaganda, publicação da Editora Referência.

    Estado eleito o melhor em Economia Estado eleito o melhor em Economia
  • 2004

    Prêmio Personalidade da Comunicação

     


    14 de abril - O diretor de Opinião do Estado, jornalista Ruy Mesquita, recebe o Prêmio Personalidade da Comunicação 2004.

    Ruy Mesquita recebe o Prêmio Personalidade da Comunicação 2004 Ruy Mesquita recebe o Prêmio Personalidade da Comunicação 2004
  • 2004

    Reforma gráfica do Estado e lançamento de novos cadernos

     

    17 de outubro - Além de um jornal com novo visual, o Estado ganha novos cadernos e seções. Principais novidades: caderno Aliás, com um resumo dos principais acontecimentos da semana e análise dos fatos que marcaram a vida do país e do mundo. Caderno Link, às segundas-feiras.

    Outros cadernos são reformulados: Vida &; Casa&, TV&lazer, Viagem & Aventura. Demais suplementos ganharam nova roupagem, com cadernos mais arejados e informações de serviços.

    Reformulação gráfica e novos cadernos, 17/10/2004 Reformulação gráfica e novos cadernos, 17/10/2004
  • 2004

    Viagem&Aventura

     


    19 de outubro - O suplemento de turismo ganha o nome de Viagem&Aventura e passa a trazer, além dos roteiros tradicionais de viagens, programas para os adeptos de esportes de aventura.

    Novo suplemento Viagem & Aventura, 19/10/2004 Novo suplemento Viagem & Aventura, 19/10/2004
  • 2004

    ‘Estado’ vence prêmio de qualidade gráfica

     



    28 de novembro - Pelo segundo ano consecutivo, o jornal O Estado de S. Paulo foi o grande vencedor do Prêmio de Excelência Gráfica Fernando Pini na categoria jornais.

    Estado ganha o Prêmio de Excelência Gráfica Fernando Pini na categoria jornais Edição de 20/7/2004 vencedora do Prêmio de Excelência Gráfica
  • 2004

    Mídia do Ano

     


    1 de dezembro - O Estado de S. Paulo foi eleito pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) Mídia do Ano em Comunicação Empresarial Brasil, categoria jornal.

    Estadão eleito "Mídia do Ano em Comunicação Empresarial" Estadão eleito "Mídia do Ano em Comunicação Empresarial"
  • 2005

    Mudanças gráficas no ‘Estado’ chegam aos Classificados

     

    9 de janeiro - Os cadernos Classificados ganham novos padrões para facilitar ainda mais a leitura e a procura das ofertas. Além de novo layout,cada um dos cinco cadernos passa a ter uma cor diferente.

    Mudanças nos Classificados Classificados com nova organização e diagramação
  • 2005

     


    24 de agosto - Pelo segundo ano consecutivo, o Estado é apontado pelos leitores como o veículo impresso de maior influência e credibilidade.

    Para leitores, Estado é o veículo de maior influência e credibilidade Para leitores, Estado é o veículo de maior influência e credibilidade
  • 2005

    Paladar

     


    22 de setembro - Começa a circular o suplemento Paladar.

    Lançamento do suplemento Paladar, 22/9/2005 Primeiro número do suplemento Paladar
  • 2005

    Novo Mapa do Brasil

     


    2 de outubro - O Grupo Estado – por meio do jornal O Estado de S. Paulo, da Agência Estado, do portal estadao.com.br e da Rádio Eldorado – lança o projeto multimídia Novo Mapa do Brasil. O objetivo é retratar a multiplicidade das atividades econômicas do País, mostrar o perfil de cada região e sua contribuição para a economia brasileira. O Novo Mapa do Brasil foi composto de cinco cadernos especiais, veiculados no Estado, sendo um de cada região (Nordeste, Norte,Centro-Oeste, Sul e Sudeste).

    Circula o primeiro caderno especial 'Novo mapa do Brasil' Novo Mapa do Brasil, composto de cinco cadernos especiais. Um de cada região
  • 2005

    FotoRepórter

     


    30 de outubro - Grupo Estado lança o Projeto FotoRepórter, a foto do leitor nas páginas do jornal. O Projeto abriu espaço para não-profissionais terem suas fotos publicadas no Estado, JT e Portal.

    Lançamento do Projeto FotoRepórter No primeiro dia do projeto FotoRepórter, Estado recebeu 232 fotos
  • 2005

    Prêmio Caboré

     


    6 de dezembro - O jornal O Estado de S Paulo recebe o Prêmio Caboré 2005 como o Veículo Impresso do ano.

    Estado recebe o Prêmio Caboré 2005 Estado ganha Caboré de Veículo Impresso do Ano
  • 2006

    Portal com novo visual

     


    30 de janeiro - O portal do Grupo Estado ganha um novo visual, com uma organização melhor das informações, navegação simplificada e páginas muito mais leves.  

    Reformulação do portal do Grupo Estado, 30/1/2006 Reformulação do portal do Grupo Estado, 30/1/2006
  • 2006

    Prêmio de design gráfico

     


    7 de março - O Estado é premiado em três categorias na 27ª edição do Best of Newspaper Design, concedido pela Society for News Design (SND), entidade americana sediada em Nova York que discute e promove o design editorial. O prêmio é considerado o Oscar do design gráfico. Foram premiadas duas edições do caderno Paladar e uma capa do Aliás.

    Estado ganha três prêmios internacionais de design Suplemento Paladar ganha prêmio no exterior
  • 2006

    Prêmio Luis Martins

     


    11 de maio - O diretor do Estado, Ruy Mesquita, recebe o Prêmio Luis Martins de Jornalismo, concedido pela Academia Paulista de Letras (APL) a profissionais  de imprensa comprometidos com a cultura e a ética do País.

    Ruy Mesquita recebe o Prêmio Luis Martins de Jornalismo Academia Paulista de Letras presta homenagem a Ruy Mesquita, diretor do Estado
  • 2006

    Prêmio Fernando Pini

     


    2 de dezembro - Pela sexta vez – e quarta consecutiva –, o Estado foi o vencedor do Prêmio de Excelência Gráfica Fernando Pini na categoria Jornais. O prêmio foi criado em 1991 pela Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf) e Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica (ABTG).

    Estado ganha pela 4.ª vez o Prêmio de Excelência Gráfica Estado ganha pela 4.ª vez o Prêmio de Excelência Gráfica
  • 2007

    Suplementos ganham novo formato

     


    21 de janeiro - Os suplementos Casa &, TV&Lazer e Feminino chegam aos leitores de cara nova.  Eles passaram por uma reforma gráfica que faz parte da reformulação iniciada pelo jornal em outubro de 2004.  A mudança dos cadernos do Estado também foram estendidas aos suplementos  Agrícola e Estadinho.

    Suplementos do Estado ganham novo formato Suplementos do Estado ganham novo formato
  • 2007

    Novo Portal

     


    16 de julho - O estadao.com.br, portal do jornal O Estado de S.  Paulo, entra no ar totalmente reformulado. Com um layout claro e dinâmico, o novo site de notícias privilegia a informação e os serviços, com ênfase na interatividade com o leitor. O projeto de mudança foi motivado pela ideia de reforçar, na internet, o perfil de jornalismo abrangente, ágil e confiável que é a marca do Grupo Estado. Algumas das novidades foram os podcasts, a TV Estadão e as Tags.

    Nova reformulação do portal estadao.com.br Nova reformulação do portal estadao.com.br
  • 2007

    Prêmio Esso

     


    4 de dezembro - A jornalista Christiane Samarco, do Estado, foi uma das três premiadas na categoria regional do 52º Prêmio Esso de Jornalismo com a reportagem “Golpe nas vítimas da Gol”, de 5 de agosto.

    Reportagem do Estado é vencedora do Prêmio Esso, 6/12/2007 "Gol das vítimas da Gol", ganhou o Prêmio Esso 2007
  • 2007

    Revista Amazônia

     


    25 de novembro - Chega à bancas a revista Amazônia – Ainda É Possível Salvar? A revista nasceu do investimento do Grupo Estado em grandes reportagens e motivou a mostra Amazônia Photography, aberta ao público de 1 a 14 de março de 2008, no Wilson Center, em Washington (EUA).Devido ao grande sucesso, uma nova edição circulou em fevereiro do ano seguinte.

    Lançamento da revista "Amazônia – Ainda É Possível Salvar?" Lançamento da revista "Amazônia – Ainda É Possível Salvar?"
  • 2008

    Tecnologia digital

     


    28 de março - A edição digital de O Estado de S. Paulo ganha uma versão mais moderna. Além do sistema em PDF que já utilizava, passou a oferecer também a tecnologia digital paper, tornando possível a leitura do jornal como se o leitor estivesse folheando as páginas da edição impressa.

    Estado lança nova versão na Internet Estado lança nova versão na Internet
  • 2008

    Prêmio Ayrton Senna

     


    4 de junho - O Estado vence o Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo pelo conjunto de reportagens sobre educação publicadas entre 2006 e 2007.

    Estado vence Grande Prêmio Ayrton Senna Estado vence Grande Prêmio Ayrton Senna
  • 2008

    Megacidades

     


    3 de agosto - O Estado inicia a venda em banca da revista Megacidades, segundo número da série Grandes Reportagens, iniciada com a revista Amazônia. Megacidades traça um painel global da urbanização, fenômeno ainda mais relevante porque  a maior parte da humanidade vive nas cidades.

    Urbanização e os desafios das maiores cidades do mundo, temas da Revista Megacidades, Agosto/2008 Urbanização e os desafios das maiores cidades do mundo, temas da Revista Megacidades, Agosto/2008
  • 2008

    Mordaça no Estadão

     


    15 de dezembro - Estado lança o livro-reportagem Mordaça no Estadão, escrito pelo jornalista José Maria Mayrink, sobre a censura imposta ao jornal na década de 70. A obra, de 216 páginas, traz um relato da censura no jornal e a reprodução de páginas com textos, fotos e charges vetados após a edição do AI-5, em 13 de dezembro de 1968.  

    Estado lança o livro-reportagem Mordaça no Estadão Estado lança o livro-reportagem Mordaça no Estadão
  • 2009

    Ponto Edu

     


    30 de abril - O Grupo Estado lança o projeto ‘.edu’, uma iniciativa editorial multimídia totalmente voltada para a educação.  O caderno mensal e o conteúdo na web tratam de formação, vida universitária e carreiras profissionais.

    Lançamento do projeto ".edu", 30/4/2009 Lançamento do projeto ".edu", 30/4/2009
  • 2009

    Estado sob censura

     

    31 de julho - Liminar proíbe Estado de noticiar investigação sobre filho de Sarney, conhecida como Operação Boi Barrica, da Polícia Federal, que investiga irregularidades, tráfico de influência e corrupção em ministérios e estatais.  A decisão judicial contra o Estado partiu do juiz do Tribunal de Justiça do Distrito Federal.

    Estado publica a 1.ª reportagem sobre filho de Sarney (Boi Barrica), 31/7/2009 Estado é censurado em 2009
  • 2009

    Prêmio Esso de Jornalismo

     

    8 de dezembro - Estadão ganha Prêmio Esso de Reportagem com a série Dos Atos Secretos aos Secretos Atos de José Sarney, dos repórteres Rosa Costa, Leandro Colon e Rodrigo Rangel.

    "Atos Secretos do Senado" dão prêmio Esso ao Estado "Atos Secretos do Senado" dão prêmio Esso ao Estado
Reclames do Estadão

Camisas Epson

Com barbatanas permanentes! Camisas Epson

Publicado em 06/05/1962

Tópicos
ver todos
  • Acervo/Estadão
    1.

    Primeira Guerra

    O conflito, de escala global, foi iniciado na Europa em 1914

  • Jonne Roriz/ Estadão
    2.

    Olimpíadas

    Competição que reúne os principais esportes e atletas do mundo

  • Acervo/Estadão
    3.

    Estado Novo

    Ditadura civil brasileira liderada por Getúlio Vargas

  • Acervo/Estadão
    4.

    Bossa Nova

    Movimento musical brasileiro surgido nos anos 50

  • Ivan Dias/ Estadão
    5.

    Internet

    Rede Mundial de Computadores