ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

História do Grupo Estado nos anos 2010

Os fatos que marcaram o país e o mundo, expostos nas capas históricas do jornal O Estado de S. Paulo.

Filtrar por data ou por período:
  • 2010

    Novo projeto multimídia em economia

     

    1 de fevereiro - Começa a circular o novo caderno semanal Negócios, parte da estratégia do Grupo Estado de reforçar ainda mais sua cobertura de economia. O projeto também inclui um novo portal, em parceria com a Agência Estado, e um programa diário na Rádio Eldorado.

    Começa a circular o caderno "Negócios", 1/2/2010 Começa a circular o caderno "Negócios", 1/2/2010
  • 2010

    Planeta

     


    17 de março - Estado amplia cobertura de ambiente com o projeto Planeta, na editoria Vida. Além de espaço diário para notas e fotos, começa a ser produzida uma página semanal de reportagens e um caderno mensal com reportagens sobre o tema.

    Ampliação do projeto Planeta, com uma página semanal e um caderno mensal, 17/3/2010 Ampliação do projeto Planeta, com uma página semanal e um caderno mensal
  • 2010

    Redesenho

    14 de março - O Estado inicia dois movimentos simultâneos de renovação, na internet e no papel.  O jornal passa a ter nova tipografia, com fontes que tornam a leitura mais agradável. Fotografias e infográficos são mais valorizados no redesenho. Novos cadernos são lançados.

    O portal estadão.com.br também é totalmente reformulado. Além de novo design e nova lógica de navegação, o site amplia seu cardápio de conteúdos em vídeo e áudio, a interação com os internautas e a conexão com redes sociais e comunidades.

    Um dos eixos principais do resenho foi a construção de uma linguagem gráfica e editorial própria a partir dos valores que construíram o prestígio do Estadão ao longo dos anos.

    Além do Sabático, a "família" Caderno 2 cresceu com o C2 + música, aos sábados, e o Caderno 2 Domingo. Todos os suplementos receberam nova "roupagem" e tiveram seus conteúdos revisados, como o novo Estadinho, que ganhou formato de gibi.

    Reformulação gráfica do Estado, 14/3/2010 Começa a circular o caderno Sabático, 13/3/2010
  • 2010

    Aplicativo para iPad

     

    11 de julho - Grupo Estado lança aplicativo para o iPad, o tablet da Apple.

    Grupo Estado lança aplicativo para o iPad, o tablet da Apple Grupo Estado lança aplicativo para o iPad, o tablet da Apple
  • 2010

    Novos Classificados

    23 de maio - Começam a circular os novos Classificados do Estadão. Com editorial reformulado e projeto gráfico moderno, os suplementos passaram a oferecer aos leitores mais conteúdo, mais seções, mais serviços e um novo caderno, o Ultra, dedicado a produtos e serviços de luxo.

    Os cadernos Autos, Empregos & Carreiras, Imóveis, Oportunidades e Ultra começam a ser identificados pelas iniciais a, e, i, o, u.

    Novos Classificados do Estadão, 23/5/2010 Novos Classificados do Estadão, 23/5/2010
  • 2010

    'Estado' lança 2ª versão de aplicativo para iPad

     


    23 de maio - A primeira versão foi lançada em abril e o Estado foi o primeiro jornal brasileiro a desenvolver um aplicativo especialmente para o tablet da Apple. O programa foi desenvolvido em parceria com a empresa MobiMarket.

    Estado lança 2.ª versão de aplicativo para iPad, 23/5/2010 Estado lança 2.ª versão de aplicativo para iPad
  • 2010

    Link em 3D

     

    28 de junho - O Estado explora a tendência mundial do 3D em uma edição especial do caderno Link. O suplemento de cultura digital do jornal circulou com matérias que se utilizam dos recursos dessa tecnologia, com fotos e infográficos produzidos de acordo com os parâmetros adotados em exibições do gênero, seja em papel, no cinema ou na TV.

    Efeito tridimencional na edição especial do 'Link', 28/6/1010 Efeito tridimencional na edição especial do 'Link', 28/6/1010
  • 2010

    'Estado' passa a publicar artigos da 'Foreign Policy'

     


    4 de julho - Textos opinativos, análises e reportagens da revista Foreign Policy passam a ser traduzidos e publicados na versão impressa do Estado e no portal Estadão.com.br.

    Estado começa a publicar reportagens da revista Foreign Policy Estado começa a publicar reportagens da revista Foreign Policy
  • 2010

    Revista Piauí no Portal

     


    6 de agosto - O site da revista Piauí passa a integrar o portal estadão.com.br.

    Site da revista Piauí passa a fazer parte do portal estadão.com.br, 6/8/2010 Site da revista Piauí passa a fazer parte do portal estadão.com.br, 6/8/2010
  • 2010

    MSN

     


    24 de agosto - Grupo Estado estreia um canal de notícias do grupo no MSN, da Microsoft, com conteúdo selecionado de O Estado de S. Paulo.

    Canal Estadão estreia no portal MSN, 25/8/2010 Canal Estadão-MSN
  • 2010

    Caderno do 'Estado' ganha prêmio Allianz de jornalismo

     


    9 de novembro - O caderno A Sangria do Capital Verde - Desafios do Novo Presidente, publicado pelo Estado em 1.º de setembro, vence o Prêmio Allianz Seguros de Jornalismo, no tema especial de Sustentabilidade/Mudanças Ambientais, na categoria Linguagem Escrita - Mídia Impressa e Online Nacional e Regional.O caderno apresentou os desafios e problemas que o novo presidente enfrentará em relação à área ambiental e as possíveis soluções, destacando que o tema deveria ser mais explorado na campanha eleitoral que se realizava.  

    Caderno do Estado ganha Prêmio Allianz de Jornalismo, 10/11/2010 "A Sangria do Capital Verde - Desafios do Novo Presidente", caderno Especial premiado
  • 2010

    Suíça premia reportagens do 'Estado'

     



    2 de dezembro - Uma série de reportagens do correspondente do Estado em Genebra, Jamil Chade, sobre o funcionamento dos bancos suíços no Brasil, revelando suspeitas de uso de doleiros e lavagem de dinheiro, recebe o principal prêmio de imprensa na Suíça. A revelação dos documentos, em 2009, acabou chamando a atenção da Justiça da Suíça que chamou o jornal para ser testemunha num caso aberto por um dos bancos.

    Suíça premia reportagens do Estado, 2/12/2010 Série de reportagens sobre s bancos suíços no Brasil foi premiada
  • 2010

    Estadão, o mais admirado


    4 de dezembro - Pela sétima vez em 11 anos, o Estado recebe a melhor avaliação para a categoria jornal no Estudo Veículos mais Admirados, do Grupo Troiano de Branding. Dias depois, foi vencedor do Prêmio Caboré; considerado o veículo de comunicação do ano em mídia impressa. 

     

    Estadão, jornal mais admirado do país, 5/12/2010 Vencedor do Prêmio Caboré
  • 2011

    Rádio Estadão ESPN

     


    27 de março - Com foco em jornalismo, prestação de serviços e cobertura esportiva, estreia a rádio Estadão ESPN em FM 92,9, ou AM 700. Parceria entre o Grupo Estado e a ESPN Brasil.

    Estreia a rádio Estadão ESPN, 27/3/2011 Estreia a rádio Estadão ESPN
  • 2011

    Versão para iPad

     


    31 de março - O Grupo Estado lança uma nova edição do jornal O Estado de S. Paulo exclusiva para iPad.

    Estadão lança versão exclusiva para Ipad, 31/3/2011 Estadão lança versão exclusiva para Ipad, 31/3/2011
  • 2011

    Guerras Desconhecidas do Brasil

     

    4 de agosto - O Estado é um dos vencedores do prêmio anual Excelência Jornalística 2011, da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP).  O caderno especial Guerras Desconhecidas do Brasil, que conta a história de nove de 32 conflitos regionais do século 20 no País, venceu em uma das principais categorias - a de Jornalismo em Profundidade - e foi considerado pelos jurados como "um dos melhores trabalhos investigativos da década".

    Estado ganha prêmio anual Excelência Jornalística 2011 Caderno "Guerras Desconhecidas do Brasil" contou a história de 9 conflitos regionais do século 20
  • 2011

    Conteúdo para Android

     


    5 de agosto - Estado  lança versão para o sistema Android.

    Estado  lança versão para o sistema Android, 5/8/2011 Estado  lança versão para o sistema Android, 5/8/2011
  • 2011

    Prêmio Esso

     

    16 de novembro – O Estado é o jornal mais premiado do Prêmio Esso de Jornalismo 2011. Foi vencedor de três categorias: Informação Econômica, Fotografia e Criação Gráfica para jornal.

    Estadão, jornal vencedor de 3 categorias do Prêmio Esso de Jornalismo 2011 Reportagem que evitou ação violenta em Lorena e ganhou Prêmio Esso
  • 2012

    Estadão.com supera 100 milhões de visitas ao mês

    15 de janeiro - Com 106,5 milhões de visitas em dezembro, o site Estadao.com.br, do Grupo Estado, se consolida como um dos três maiores sites de notícias do País.

    Estadão. com supera 100 milhões de visitas ao mês
  • 2012

    'Estado' tem o maior crescimento entre os grandes jornais

    25/1/2012 -O Estado de S. Paulo foi o jornal que mais cresceu em circulação em 2011 dentre os maiores diários nacionais, segundo dados do Instituto Verificador de Circulação ( IVC ). A circulação do jornal aumentou 7,5%, chegando a uma média diária de 254.214 exemplares, 17.845 a mais que os números de 2010.

    Estado tem o maior crescimento entre os grandes jornais em 2011
  • 2012

    'Estado' ganha 3 prêmios no 'Oscar do design gráfico'

    17 de fevereiro - O Estado é premiado em três categorias na 33.ª edição do Best of Newspaper Design, concedido pela Society for News Design (SND), entidade sediada em Nova York que discute e promove o design editorial. O Estado ganhou nas categorias Infografia, Cobertura Especial e Especial.

     'Estado' ganha 3 prêmios no 'Oscar do design gráfico' Na categoria Cobertura Especial, foram premiadas as infografias da série Repórter Viajante produzidas pelo repórter Herton Escobar que tratavam de temas ligados à preservação ambiental.
  • 2012

    Acervo

    23 de maio - Lançamento do portal Acervo Estadão. Grupo Estado coloca na internet a íntegra de seu acervo de 2,4 milhões de páginas publicadas desde 1875.

    . .
  • 2012

    Despedida

    31 de outubro - O Jornal da Tarde sai de circulação

    . .
  • 2012

    Reconhecimento

    5 de dezembro - Pela oitava vez em 11 anos, e consecutivamente nos quatro anos recentes, o Estado é eleito o jornal mais admirado no estudo Índice de Prestígio de Marca feito pelo Grupo Troiano de Branding para o Meio & Mensagem.

    . .
  • 2013

    Rádio

    1 de janeiro - Desfaz-se a parceria, e a rádio Estadão/ESPN passa a chamar-se Rádio Estadão

    . .
  • 2013

    Futuro

    22 de abril - Estado estreia nova configuração de cadernos, mais organizados nos dias úteis e ampliados aos domingos, lança o novo Estadão Móvel e é o primeiro jornal brasileiro nas TVs conectadas.

    . .
  • 2013

    Morte

    21 de maio - Morre, aos 88 anos, o jornalista Ruy Mesquita, diretor de Opinião do Estado.

    . .
  • 2013

    Selo Verde FSC

    22 de setembro - Desde setembro de 2013 , toda a cadeia produtiva do jornal O Estado de S. Paulo tem o "selo verde" FSC® (Forest Stewardishp Council ® ou Conselho de Manejo Florestal). A OESP Gráfica já havia sido certificada em 2010.

    E, em 2013, o jornal passou a circular com a certificação de que seu papel é proveniente de florestas manejadas de forma ecologicamente correta, socialmente justa e economicamente viável.

    selo verde sfc, estadão
  • 2014

    Prêmio Esso de jornalismo

    13 de novembro - O Estado conquistou ontem o Prêmio Esso de Jornalismo de 2014. A publicação do caderno especial Sangue Político, publicado em 13 de outubro de 2013, do repórter Leonencio Nossa com fotos de Wilson Pedrosa, revelou conexões entre lideranças políticas e chefes de grupos de pistolagem e mandantes de assassinatos.

    sangue político sangue político
  • 2014

    Assinatura digital

    12 de outubro - Site do Estado adota assinatura digital.

    Site do Estado adota assinatura digital
  • 2014

    Estadão Favoritos

    23 de novembro - Lançamento do Estadão Favoritos, aplicativo para dispositivos móveis com conteúdos selecionados e enriquecidos com recursos multimídia, como vídeos, áudios e infográficos interativos. 

    vv
  • 2015

    140 anos

    4 de janeiro - Para comemorar as 14 décadas do jornal, além da edição comemorativa, foi lançada uma série especial de aniversário, com infográficos digitais, vídeos, documentário e cadernos de reportagens de todas as editorias.

    140 anos 140 anos
  • 2015

    The Economist

    1 de março - O Estado passa a ser o parceiro exclusivo no Brasil da The Economist , uma das publicações mais prestigiadas do mundo. Desde então o jornal publica o conteúdo da revista britânica nas plataformas impressas e digitais

    the economist
  • 2015

    Novo site para dispositivos móveis

    10 de maioEstadão lança novo site para dispositivos móveis. Com conteúdos do portale do jornal impresso, o novo produto apresenta design focado na experiência do usuário, com recursos inovadores de leitura e ferramentas que permitem ao leitor personalizar a navegação.

    NOVO SITE PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS
  • 2015

    Prêmio Esso de jornalismo

    13 de novembro - Pelo segundo ano consecutivo, o Estado recebe o prêmio Esso. Dessa vez foi com a reportagem 'Gasto com Fies cresce 13 vezes e chega a R$ 13,4 bi, mas ritmo de matrículas cai', dos jornalistas Paulo Saldaña, Rodrigo Burgarelli e José Roberto de Toledo 

    Prêmio Esso de jornalismo Prêmio Esso de jornalismo
Reclames do Estadão

Vespa em 1º lugar

Superioridade confirmada em Interlagos Vespa em 1º lugar

Publicado em 11/11/1958

Tópicos
ver todos
  • Acervo/Estadão
    1.

    Primeira Guerra

    O conflito, de escala global, foi iniciado na Europa em 1914

  • Jonne Roriz/ Estadão
    2.

    Olimpíadas

    Competição que reúne os principais esportes e atletas do mundo

  • Acervo/Estadão
    3.

    Estado Novo

    Ditadura civil brasileira liderada por Getúlio Vargas

  • Acervo/Estadão
    4.

    Bossa Nova

    Movimento musical brasileiro surgido nos anos 50

  • Ivan Dias/ Estadão
    5.

    Internet

    Rede Mundial de Computadores