Brasil viveu o impasse da Venezuela com Tancredo

País enfrentou período de incertezas e intenso debate sobre sucessão em 1985

PUBLICIDADE

Por Liz Batista
Atualização:

A Venezuela, com a doença de Chávez e sua impossibilidade de assumir o cargo para o qual foi eleito pela quarta vez, está num impasse muito semelhante ao vivido pelo Brasil em 1985. Naquela época, Tancredo Neves, presidente eleito indiretamente, adoeceu e não pode assumir a Presidência. No caso brasileiro a solução foi a posse do vice José Sarney em 15 de março de 1985. 

 

 

 

O Estado de S.Paulo, 15/03/1985

 

As diferenças entre os dramas vividos pelos países estão na realidade política. Tancredo significava a mudança. Era o civil escolhido para chefiar a Nação após quase 21 anos de ditadura militar. Chávez representa a continuidade de um regime que está no poder há 14 anos na Venezuela. E, num momento que polariza forças políticas e setores sociais, situação e oposição disputam terreno, dividindo-se entre aqueles que desejam uma nova eleição e os que apóiam a posse do vice, a Venezuela coloca em debate regras eleitorais e constitucionais, e discute, assim como o Brasil discutiu, como a vontade popular expressa através do voto deve ser preservada.

 

O impasse brasileiro durou 39 dias, de 14 de março até 21 de abril de 1985. Nesse período, os brasileiros  aguardavam as notícias que pudessem definir seu futuro político pelos boletins médicos divulgados diariamente.

O Estado de S.Paulo, 27 de março de 1985

 
 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.