PUBLICIDADE

Cazuza, exagerado em 1985

A série de Contatos Fotográficos revela imagens que você ainda não tinha visto do ídolo rocker

Por Cristal da Rocha
Atualização:

Há 60 anos - 4 abril 1958 - nascia Cazuza, um ícone do carão, letra boa e do rock. Em 1985 ele lançou o disco 'Exagerado' e o fotógrafo Douek registrou estas imagens.

Acesse esse link pra ver estas fotos inéditas do cantor.

Cazuza exagerado em 1985, fotos de André Douek / Estadão. Foto: André Douek / Estadão

O jornal noticiou o lançamento do disco com a matéria em 14 novembro 1985: "O salto mortal de Cazuza, um ex-Barão Vermelho".

Entrevista do Cazuza ao Estadão em 14 novembro 1985. Foto: Estadão Acervo

PUBLICIDADE

O resgate das fotografias a partir dos Contatos Fotográficos  permite a observação do momento histórico no qual o registro daquele momento foi feito. Muito além das imagens em poses clássicas com o personagem olhando e sorrindo para a câmera, o Contato permite que se estabeleça uma relação do presente com o passado. Hoje sabemos quem é  Cazuza, mas em 1985 ele talvez ainda não fosse o artista pelo qual hoje já se estabeleceu. As imagens ao redor das fotografias ditas clássicas revelam o momento de intimidade no qual o artista e o fotógrafo estão e até onde esse vai esse encontro. Fotografias ditas 'imperfeitas' contribuem para a reconstrução do momento histórico. 

Aqui estão todas as fotos da entrevista que Cazuza deu em novembro de 1985. As selecionadas em vermelho são as que o editor pediu ampliação para utilizar no jornal. Foto: André Douek / Estadão

O destino do Acervo já havia se cruzado com o de Cazuza em um Contato de março 1986, no qual o fotógrafo Nem de Tal havia registrado cenas do cotidiano que protagonizadas pelo artista se transformam em grandes momentos, Cazuza atravessando a rua e fazendo pose no ar, escovando os dentes e cospindo água na pia do banheiro do hotel, comendo uma quentinha que estava embalada na clássica embalagem de alumínio.

"Agora fica comigo, e vê se não desgruda de mim, vê se ao menos me engole mas não me mastiga assim"(Por Que a Gente é Assim?). Cazuza abriu os trabalhos dosContatos Fotográficos no Acervo e Nem de Talregistrou este e outros momentos com o cantor ícone do carão - letra ácida trabalhada na sincerida - rock delícia das canções hino que escreveu ao lado do Barão Vermelho. Foto: Nem de Tal / Estadão

Para ver mais imagens deste dia acesse o link.

Publicidade

A série de Contatos Fotográficos já trouxe uma série de personagens e resignificou uma porção de histórias, algumas delas:

Sula Miranda, a rainha dos caminhoneiros em 1980

Primeira vez do Queen no Brasil em 1981

Jorge Ben passeando no parque em 1986

Primeira vez do Ramones no Brasil em 1987

Leandro e Leonardo jogando uma pelada em 1991

Cássia Eller, um terraço e um violão em 1999

Publicidade

De boa na entrevista com vários artistas

#Assine |# Licenciamento de conteúdos Estadão |

# Siga: twitter@estadaoacervo | facebook/arquivoestadao | Instagram |

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.