ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Com justificativa falsa, Iraque era invadido há 10 anos

Depois de conquistado, Bush e Blair assumiram que não existiam armas de destruição em massa

19 de março de 2013 | 14h 51
Rose Saconi e Carlos Eduardo Entini

No dia 20 de março de 2003 os Estados Unidos deram início à guerra do Iraque com um intenso bombardeio. Em pouco tempo, a força de coalizão conseguiu derrubar o governo de Saddam Hussein e instituiu um governo de natureza provisória. A invasão teve como uma das principais justificativas o perigo iminente de Saddam com suas armas químicas e outras de destruição em massa . O ditador foi capturado em dezembro de 2003. No meses seguintes, a verdade sobre as armas veio à tona. George Bush e Tony Blair assumiram que não havia o perigo, mas colocaram a culpa no trabalho dos serviços secretos. Mas já era tarde. O conflito encerrado mais de oito anos depois custou a vida de 115,5 mil civis iraquianos e de 4.483 militares americanos. E não levou a estabilidade ao país, uma das promessas antes da invasão.


5/2/2003 'Provas' de Powell não dobram resistência no Conselho de Segurança das Nações Unidas - O secretário de Estado dos EUA, Colin Powell, apresenta “provas irrefutáveis e inegáveis” de que o Iraque de Saddam Hussein escondia armas de destruição em massa.

 
20/3/2003 Começa a Guerra: mísseis buscam Saddam em 'ataque de decapitação' - O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, ordena invasão ao Iraque. Às 5h35, Bagdá estremeceu com o primeiro míssil: a guerra estava começando. Explosões foram ouvidas nos arredores da cidade e logo a Casa Branca confirmou que o ataque estava em curso.

9/4/2003 Bagdá conquistada - Forças da coalizão chegam a Bagdá e tomam o controle da capital; o ditador Saddam Hussein desaparece.

19/7/2003 Cientista era perito em armas biológicas - Cientista britânico, David Kelly, comete suicídio depois da rede BBC ter veiculado a informação de que os relatórios sobre a capacidade de ataque do Iraque com armas de destruição em massa, apresentados em 2002 pela Inglaterra, foram manipulados para convencer a os ingleses da necessidade de invadir o Iraque.

19/8/2003 Atentado à ONU em Bagdá mata Vieira de Mello; aliados de Bin Laden são suspeitos - Caminhão-bomba explode em Atentado à sede da ONU, em Bagdá, e mata 22 pessoas, inclusive oenviado especial da organização, o brasileiro Sérgio Vieira de Mello.

14/12/2003 Preso Saddam - Tropas dos EUA capturam Saddam em um esconderijo subterrâneo em Tikrit

28/1/2004 Mentira sobre arsenais é o maior escândalo da história - Um ano após usar seu discurso sobre o Estado da União de 2003 para retratar um suposto arsenal de armas de destruição em massa no Iraque como uma grave ameaça aos EUA e ao mundo, Bush se defende da responsabilidade da guerra porque, “se não tivéssemos agido, os programas de destruição em massa do ditador teriam continuado até hoje”.

6/2/2004 Sob pressão, Bush abre investigação sobre armas - Iraque não possuía armas de destruição em massa. Bush e Tony Blair reconhecem que houve falhas no trabalhos dos serviços secretos.

30/12/2006 Morto Saddam, violência explode - Ex-ditador Saddam Hussein é enforcado em Badgá. "Este é meu fim, mas eu comecei minha vida como um combatente e um militante político, então a morte não me assusta", foram as últimas palavras de Saddam antes da execução.

8/3/2009 EUA anunciam a retirada de 12 mil soldados do Iraque em até 6 meses - O exército dos Estados Unidos começam a retirar os cerca de 140 mil soldados americanos posicionados no Iraque.

16/12/2011 EUA encerram Guerra do Iraque sem citar 'vitória' - Uma cerimônia discreta em Bagdá, capital do Iraque, marcou a retirada das últimas tropas americanas no país. Foi o fim oficial do conflito deflagrado em 2003 e que custou a vida de 115,5 mil civis iraquianos e de 4.483 militares dos Estados Unidos.

 # Siga: twitter@estadaoacervo | facebook/arquivoestadao | Instagram | # Assine

Reclames do Estadão

Independência feminina

Anúncio da máquina de costura Singer Independência feminina

Publicado em 6/10/1940

Tópicos
ver todos
  • Acervo/Estadão
    1.

    Primeira Guerra

    O conflito, de escala global, foi iniciado na Europa em 1914

  • Jonne Roriz/ Estadão
    2.

    Olimpíadas

    Competição que reúne os principais esportes e atletas do mundo

  • Acervo/Estadão
    3.

    Estado Novo

    Ditadura civil brasileira liderada por Getúlio Vargas

  • Acervo/Estadão
    4.

    Bossa Nova

    Movimento musical brasileiro surgido nos anos 50

  • Ivan Dias/ Estadão
    5.

    Internet

    Rede Mundial de Computadores