PUBLICIDADE

Como era São Paulo sem Parque Antártica

Na indústria da Água Branca, hoje sede do Palmeiras, fabricava-se gelo e derivados de carne suína

Por Rose Saconi
Atualização:
 

A história do estádio Palestra Itália (futuro Allianz Parque) começa no final do século 19 e se mistura com a história de uma das mais tradicionais empresas brasileiras da época, a Companhia Antarctica Paulista. "A empresa promette ser um notavel e utilissimo estabalecimento industrial da cidade de São Paulo", escreveu o

Estado

PUBLICIDADE

em 3 de outubro 1886, sobre a nova e moderna indústria instalada no bairro da Água Branca para a fabricação de gelo, banha, preparação de presuntos, conservação de carnes e outros produtos derivados do porco.

Em visita à nova indústria, a reportagem do Estado descreveu, com riqueza de detalhes, as instalações e o processo de produção dos embutidos. "(..) do ultimo salão, picado o porco e separado o toucinho da carne, sahem as banhas em carrinhos para as caldeiras de refinação e a carne desce aos salões inferiores e ficam no preparo de presunto ou no de salsichas".

 

 

Em 1902, pensando no lazer de seus funcionários, a Companhia criou o Parque da Antarctica, um espaço de 300 mil metros quadrados com uma vasta área verde, lago, parque infantil, restaurantes, choperia, local para bailes, reuniões e áreas para a prática esportiva, incluindo pistas de atletismo, quadra de tênis e um dos primeiros campos de futebol da cidade.

 

Além de sediar os jogos de futebol, o parque era também um local de lazer para os paulistanos. Era utilizado para a promoção de eventos beneficentes e festas temáticas. "O Parque Antarctica é um logar de excellentes ares, arborisado, dispõe de diversos pavilhões cobertos e muitos divertimentos para as creanças", dizia a matéria de 1906.

 

Inauguração. O Stadium Palestra Itália foi inaugurado em 13 de agosto de 1933 com a vitória por 6 a 0 contra o Bangu. "O Palestra Italia teve o seu grande dia, inaugurando, com feito notavel, as novas installações do seu campo do Parque Antarctica, que se transformará num estadio à altura de São Paulo quando estiver acabado".

Publicidade

 

Mais da seção "São Paulo sem..."

 

Siga: twitter@estadaoacervo | facebook/arquivoestadao | Instagram | # Assine 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.