PUBLICIDADE

Corinthians, o primeiro campeão do mundo pela Fifa

Participação no Mundial de Clubes foi polêmica porque time não havia conquistado a Libertadores

Por Rose Saconi
Atualização:

O Estado de S. Paulo, 15 de janeiro de 2000

 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

Foi no Macacanã, no dia 14 de janeiro de 2000, que o capitão do Corinthians, Freddy Rincón, recebeu do presidente Joseph Blatter a taça de primeiro clube campeão do Mundial de Clubes da Fifa. A participação do clube do Parque São Jorge nesta primeira edição do Mundial da Fifa gerou controvérsias. Sem nunca ter vencido a Libertadores, o clube foi convidado a participar do torneio por ser campeão brasileiro de 1998, assim como o Vasco, vencedor da Libertadores do mesmo ano. O Palmeiras, campeão da América em 1999, queria a vaga, mas não conseguiu, pois a organização do torneio pedia um time do Rio.

O Estado de S. Paulo, 15 de junho de 1999

 Foto: Estadão

O título brasileiro de 1999 acabou dando ao Corinthians o status de melhor time do país-sede do Mundial por dois anos seguidos, o que legitimou sua participação no torneio. Passada a polêmica, o Corinthians disputou a primeira fase em São Paulo, no Morumbi. Era cabeça-de-chave do Grupo A, com Real Madrid, da Espanha, Raja Casablanca, do Marrocos, e Al Nassr, da Arábia Saudita. O primeiro colocado iria à final, contra o campeão do Grupo B, que tinha Vasco, Manchester United-ING, South Melbourne-AUS e Necaxa-MEX.

Os jogos

Corinthians estreou com uma vitória por 2 a 0 sobre o time marroquino Raja Casablanca na rodada de abertura do Mundial. Gols de Luizão e Fábio Luciano.

 Foto: Estadão

Dois dias depois, no dia 7 de janeiro, Corinthians e Real Madrid empatarm por 2 a 2. Dois gols de Edilson e dois gols de Anelka.O goleiro Dida salvou o clube paulista no fim do segundo tempo ao defender um pênalti.

Publicidade

Na terceira partida contra o Al Nassr, em 10 de janeiro, o Corinthians venceu por 2 a 0. Gols de Ricardinho e Freddy Rincón garantiram a vaga do time para a final.

 Foto: Estadão

Para a final, no Maracanã, o favoritismo era do Vasco. Após empate sem gols, a decisão foi para os pênaltis e terminou no chute para fora de Edmundo. Dida pegou um pênalti e foi o grande herói do jogo. Placar final: Corinthians 4 X 3 Vasco da Gama.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.