PUBLICIDADE

Dinamarquês foi o primeiro atleta completo do Brasil

'Campeonato do Atlheta Completo', realizada há 100 anos, foi promovida pelo 'Estado'

Por Rose Saconi
Atualização:

O atleta do Clube Espéria, Thorswald Rasmunsen, de origem dinamarquesa, foi o vencedor do 'Campeonato do Atleta Completo', disputado há um século nos dias 6, 8 e 13 de dezembro de 1914. As provas foram realizadas no Velódromo Paulista, na época sede do Clube Atlético Paulistano.

 

PUBLICIDADE

Inspirado nas provas de decatlo realizadas nas Jogos Olímpicos de 1904 (St. Louise) e 1912 (Estocolmo), o campeonato tinha 13 provas (sendo duas facultativas), e foi patrocinado pelo jornal O Estado de S. Paulo. Os atletas competiram em categorias diversas como lançamento de peso, salto com vara, corrida de barreiras em 110 m, lançamento de dardo, salto em comprimento com corrida de impulso e corrida rasa de 1.500 metros. O regulamento para o 'Campeonato Brasileiro do Athleta Completo' foi publicado no Estado em agosto de 1914 (ver imagem abaixo).

 

 

O resultado. Dos seis participantes "somente Rasmunsen e Silveira se classificaram para athletas completos, pois todos os demais concorrentes tiveram 0 em algumas das dez provas obrigatórias".

"Decidiu-se, afinal, a victória pelo valoroso sportsman Rasmusem, que nas diversas e diffíceis provas a que se submetteu logrou vencer todos seus concorrentes, obtendo nada menos de 1.705 pontos. Cabe-lhe, portanto, a taça offerecida pelo sr. dr. Mário Cardim ao vencedor do Concurso Brasileiro de Athleta Completo".

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.