Fotos Históricas: Bernardinho nas quadras

Considerado o maior campeão da história do vôlei brasileiro, jogador se destacou nos anos 1980

PUBLICIDADE

Por Rose Saconi
Atualização:
 Foto: Estadão

Exigente, disciplinado, obstinado, briguento. São muitos adjetivos para definir Bernardinho, o técnico de vôlei considerado o maior campeão da história do voleibol. Bernardo Rezende, que aparece na foto à direita, era o levantador reserva da forte seleção da década de 1980. William (à esquerda) era o titular. Os dois estão juntos na quadra no momento do aquecimento para o jogo contra a Coreia no Mundialito de 1982. Dois anos depois, como levantador reserva da seleção, Bernardinho viveu sua primeira conquista olímpica, quando o Brasil foi prata nos Jogos Olímpicos de Los Angeles de 1984.

 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

Bernardinho tornou-se técnico aos 30 anos e, de segundo levantador, tornou-se um comandante de sucesso, um treinador respeitado em todo o mundo. Conquistou vitórias importantes com a seleção feminina de 1993 a 2000. O primeiro ouro de Bernardinho no masculino foi conquistado logo no primeiro ano à frente do grupo, com a vitória na Liga Mundial de 2001. A partir daí, chegou à final de quase todos os campeonatos que disputou. Sob seu comando, a seleção masculinaconquistou o ouro olímpico em Atenas em 2004 e no Rio no ano passado, além da prata em 2008 nos Jogos de Pequim, e em 2012 nos Jogos de Londres. No ano desta foto, 1982, o vôlei brasileiro foi eleito o principal fato do esporte na tradicional pesquisa Melhores do Esporte do Estadão (abaixo). Não era para menos. Naquele ano a seleção masculina venceu o Mundialito no Maracanãzinho, no Rio, com uma equipe de craques como Bernard, inventor do saque Jornada nas Estrelas, Renan, Montanaro, Léo, Amauri e Xandó.

 Foto: Estadão

Os jogos desse torneio provocaram uma 'voleimania no País', definiu o Estado. Foi a primeira competição do esporte transmitida ao vivo pela TV. O vôlei entrava finalmente na fase de profissionalização. Em entrevista ao jornal, o então presidente da Confederação Brasileira de Vôlei, Carlos Nuzman, comemorava "chegou a hora e a vez do volêi". 

 Foto: Estadão

 

Atualizado em 11/01/2017.

Navegue na galeria e veja mais do 'Fotos Históricas'

Publicidade

Tag: Vôlei

# Assine |# Licenciamento de conteúdos Estadão |

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.