PUBLICIDADE

Golpe militar, uma instituição na política da Turquia

Desde a democratização, país já viveu golpes em 1960, 1971, 1980 e 1997

Por Liz Batista
Atualização:

A tentativa de deposição do primeiro-ministro Recep Tayyip Erdoganpor militares soma-se a um histórico de tomadas de poder pelos militares na Turquia.

1960 

O primeiro golpe de estado contra um governo democrático eleito na Turquia aconteceu em 27 de maio de 1960, quando o governo do Partido Democrático do primeiro- ministro Adnan Menderes foi deposto. O general Cemal Gursel assumiu o poder. 

 A intervenção militar de 12 de março de 1971, conhecida como "golpe por memorando", aconteceu em meio a uma severa crise econômica e num cenário de convulsão social. Ela teve início com um ultimato das Forças Armadas ao primeiro-ministro Suleyman Demirel.

1980 

Liderados pelo general Kenan Evren, os militares voltaram a tomar o poder na Turquia em 12 de setembro de 1980, num período marcado pela instabilidade política e pela escalada da violência nos conflitos armados no país. As atividades políticas voltaram a ser liberadas em 1983, quando a Lei dos Partidos Políticos entrou em vigor. 

1997

Publicidade

Em 1997, os militares pressionaram o primeiro-ministro Necmettin Erbakan a abandonar o governo após ele adotar medidas conflitantes com a premissa secular da lei turca. Ele deixou o cargo em 30 de junho de 1997.

Tag: Turquia

# Assine |# Licenciamento de conteúdos Estadão |

# Siga: twitter@estadaoacervo | facebook/arquivoestadao | Instagram |

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.