História: já começou a preservar a sua?

Biblioteca do Congresso dos EUA cria guia para preservação de arquivos digitais pessoais

PUBLICIDADE

Por Carlos Eduardo Entini
Atualização:

Onde estarão no futuro as fotos, e-mails e outros arquivos digitais produzidos por você? Os meios digitais possibilitaram transformar a vida pessoal em história. Mas poucos estão atentos para a necessidade de criar arquivos pessoais. Pensando nisso, a  Biblioteca do Congresso Norte-americano criou um guia voltado para a preservação dos arquivos pessoais. “Enquanto trabalhávamos  com a comunidade para a preservação digital, nós sabíamos que havia pouca informação voltada para indivíduos sobre como salvar suas próprias coleções digitais", explica  Erin Engle, arquivista da Biblioteca do Congresso. O projeto foi desenvolvido pelo Programa de Infra-estrutura e Preservação Nacional de Informação Digital (em inglês NDIIPP). “Nosso objetivo é aumentar a conscientização da preservação digital pessoal e fornecer um recurso valioso para o público em geral”, continua Engle.

 

O guia está sustentado em quatro dicas básicas de preservação: 

- Identificar onde os arquivos digitais estão localizadas, computadores, laptops, mídia externa, discos rígidos externos, ou na nuvem?

- Decidir qual desses arquivos digitais serão mantidos. Permanecerão todos ou apenas alguns deles?

PUBLICIDADE

- Organizar os arquivos digitais de maneira fácil e nomeá-los. 

- Fazer pelo menos duas cópias dos arquivos em mídias separadas e armazená-las em diferentes locais.

No site (em inglês) há dicas de como proceder para cada tipo de material digital:  fotos, vídeos, áudio, e-mails, contas de mídia social e sites. E um vídeo explicando a importância da preservação dos arquivos pessoais.

Publicidade

Dia do arquivo pessoal. O  NDIIPP também desenvolveu um guia voltado para bibliotecas e arquivos públicos dos Estados Unidos. O guia “Dia do arquivamento digital pessoal” (Personal Digital Archiving Day Kit) é um kit destinado a bibliotecas, arquivos e outras instituições culturais que dá subsídios para realizar um evento sobre o planejamento e realização de arquivamento digital. Erin Engle explicou que as bibliotecas públicas e arquivos dos EUA, por estarem em contato direto com o público, são as melhores instituições  para compartilhar esse novo desafio da era digital.

Quizz. No site também é possível testar o conhecimento sobre arquivo digitais e preservação num quizz com cinco perguntas.

# Siga: twitter@estadaoacervo | facebook/arquivoestadao | Instagram | # Assine

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.