PUBLICIDADE

João do Pulo e o salto que entrou para a história

Atleta quebrou o recorde mundial do salto triplo e ganhou medalha de ouro no Pan do México

Por Rose Saconi
Atualização:
 Foto: Estadão

João Carlos de Oliveira, o João do Pulo, foi a grande estrela dos Jogos Pan-Americanos do México, em 1975. Chegou como desconhecido e surpreendeu ao alcançar 17,89m no salto triplo, estabelecendo um novo recorde mundial. O então cabo do 2.º Batalhão do Exército de São Paulo tinha apenas 21 anos e seu salto superou em quase meio metro a marca anterior que pertencia ao soviético Vitor Saneyev desde 1972. João tornou-se naquele dia o terceiro brasileiro a deter a melhor marca na prova, igualando o feito de Nélson Prudêncio e Adhemar Ferreira da Silva.

 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

Em oito anos de carreira como atleta, João do Pulo foi tricampeão mundial, bi pan-americano e oito vezes campeão brasileiro. O recorde mundial obtido por João do Pulo na Cidade do México só foi quebrado dez anos depois, em 1985, pelo norte-americano Willie Banks, com 17,97 metros.

Acidente. A brilhante carreira do atleta foi interrompida no dia 22 de dezembro de 1981, quando sofreu um grave acidente e teve a perna direita amputada. João do Pulo ainda tentou voltar às competições em 1998, com o objetivo de se preparar para a Paraolimpíada de Sydney. Por falta de apoio acabou abandonando o projeto. Morreu no dia 29 de maio de 1999, aos 45 anos de idade, vítima de falência múltipla de órgãos provocada por um quadro de cirrose hepática e infecção generalizada.  

Navegue na galeria e veja mais do 'Fotos Históricas'

 

Tags: Atletismo, Salto

# Assine |# Licenciamento de conteúdos Estadão |

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.