PUBLICIDADE

Miranda, o garimpeiro do som

Produtor esteve por trás de grandes discos e movimentou a cena musical

Por Cristal da Rocha
Atualização:

Carlos Eduardo Miranda mais conhecido como Miranda, faleceu em São Paulo. O produtor musical ficou famoso pela participação como jurado nos programas 'Ídolos' e 'Astros' do SBT, mas durante a vida manteve relação estreita com a música, deixando sua marca lançando e produzindo discos e artistas brasileiros.

Miranda em seu apartamento na cidade de São Paulo. Foto: Valéria Gonçalvez / Estadão

PUBLICIDADE

Em 29 fevereiro de 1996 Miranda apareceu nas páginas do jornal em uma matéria sobre colecionadores, sobre sua coleções de filmes B e desenhos animados "tenho fissura por filmes muito ruins, aqueles de terror, bem sanguinolentos".

Nessa época ele já havia fundado a Banguela Records, ao lado de integrantes do grupo Titãs e haviam lançado discos como 'Samba Esquema Novo' do Mundo Livre S.A. em 1994 e Raimundos com disco que levava o nome da banda também no mesmo ano. O selo produziu outros artistas independentes além do disco 'Con el mundo a mis pies' dos Kleiderman, banda formada pelo Branco Mello, Sérgio Brito e Roberta Parisi.

Produtor musical Miranda fala sobre sua coleções de filme b e desenhos em 1996. Foto: Estadão Acervo

Grande incentivador da música ele aparece no jornal sempre ao lado de bandas que hoje estão no gosto de todo mundo e tem algum destaque na cena. Em 1991 escreveu uma matéria especial para o jornal comentando sobre o retorno do Sepultura. Em 1998  foi descrito como "patrão da banda" pelo pessoal do Mundo Livre S.A. e Fred Zero Quatro comentou sobre a relevância da participação do produtor, no próximo disco do grupo "Cada um vai deixar sua marca como produtor, mas o Miranda vai cuidar para que todos se aproximem musicalmente para que o CD não fique muito heterogênio".

Garimpeiro do som. Foto: Vidal Cavalcante / Estadão

Em 2006 ele apareceu no jornal dividindo espaço com Kid Vinil em matéria com dicas de como garimpar discos e sair da mesmice dentro das possibilidades na indústria fonográfica. Miranda era um grande consumidor de música  e disse comprar 200 discos em um só mês. Mesmo com a indústria em crise, os discos ainda tinham seu público.

Matéria sobre colecionadores de discos com o Miranda e o Kid Vinil em 2006. Foto: Estadão Acervo

Veja tudo o que saiu no jornal sobre o Miranda acessando aqui.

#Assine |# Licenciamento de conteúdos Estadão |

Publicidade

# Siga: twitter@estadaoacervo | facebook/arquivoestadao | Instagram

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.