O primeiro dia de Temer na Presidência: 27/1/1998

Com vice fora do país, FHC também viajou só para dar um lustro à biografia do então deputado

PUBLICIDADE

Por Liz Batista
Atualização:

Prometendo não usar nem a mesa nem a caneta do titular, Michel Temer assumiu a Presidência da República pela primeira vez em 27 de janeiro de 1998. Então presidente da Câmara dos Deputados, Temer se tornou o primeiro na linha sucessória com a coincidência de viagens internacionais do presidente Fernando Henrique Cardoso e do vice Marco Maciel."Hoje é o primeiro dia do governo do presidente Michel Miguel Elias Temer Lulia. Se tudo correr conforme o previsto, só Temer, seus familiares e os leitores do Diário Oficial da União vão perceber que houve uma troca de guarda no Palácio do Planalto (...)", assim informava a coluna Destaque, assinada por Ricardo Amaral, no Estado de 28 de janeiro de 1998. A primeira posse de Temer aconteceu quando Fernando Henrique foi para a Suíça e Marco Maciel estava viajando pela América Central. O texto seguia dizendo que era difícil acreditar que não se tratasse de "uma combinação política para dar um lustro na biografia do bom camarada presidente da Câmara ". Em entrevista, publicada na mesma edição do Estado, Temer declarou não esperar por mudanças, mas disse que na eventualidade de precisar fazer um pronunciamento gostaria de tratar do "combate à miséria, à pobreza e ao desemprego". Com isso, Temer se tornou o 14º presidente interino, por ausência do titular e do vice, desde 1935. Ele ocupou o posto por cinco dias e voltou ao cargo, também como interino, em junho 1999 em situação igual. 

Desde sua eleição como vice de Dilma Rousseff em 2011, voltou a ocupar a chefia do Executivo em diferentes ocasiões. Durante as viagens ao exterior da ex-presidente e, na mais recente, no ínterim do seu afastamento no transcorrer do processo de impeachment. 

Veja também:Todos os presidentes do Brasil Vices que assumiram a PresidênciaImagens de um impeachment PT: do apogeu à derrocada em 13 anos

#Assine |# Licenciamento de conteúdos Estadão |

# Siga: twitter@estadaoacervo | facebook/arquivoestadao | Instagram |

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.