Prédios de São Paulo: Pinheiros

Proximidade com Esporte Clube Pinheiros foi o grande diferencial do imóvel

PUBLICIDADE

Por Liz Batista
Atualização:

A localização, em frente ao Clube Pinheiros no bairro no Jardim Europa, era o diferencial quando o Edifício Pinheiros foi anunciado em 29 de janeiro de 1966 no Estado.

O Estado de S.Paulo - 29/01/1966

PUBLICIDADE

Na publicidade,"apartamentos com ótimo acabamento" eram oferecidos à partir de CR$ 920 mil. "Graças à sua excelente localização, o Edifício Pinheiros proporcionará aos seus condôminos a possibilidade de desfrutarem de todos os benefícios, distrações e atividades esportivas daquela agremiação", afirmava o anúncio quem trazia, estilizada no nome do prédio, uma mulher pronta para mergulhas nas piscinas do clube. A previsão de entrega dos apartamentos eramarço de 1966. Uma das portarias do clube fica em frente ao prédio, basta atravessar a Rua Tucumã para chegar à associação.>>O prédio hoje 

O centenário Esporte Clube Pinheiros surgiu em 1899 da paixão dos imigrantes alemães pelo futebol. Inicialmente batizado de Germânia, a agremiação começou a construir a atual sede na década de 20, quando a diretoria adquiriu um terreno de 100 mil m² ao lado do Rio Pinheiros. Antes do desenvolvimento urbano da região “os antigos sócios nadavam no Rio Pinheiros, que ainda não era retificado e passava por dentro da sede; eles também deixavam os barcos numa antiga casa construída nas margens e as piscinas resumiam-se a cercados de madeira dentro do rio”, contou Cezar Roberto Leão Granieri, então presidente do clube à reportagem do Estado em 1999.  O crescimento da região onde está localizado o Edifício Pinheiros só foi possível graças à retificação do Rio Pinheiros. A obrafoi iniciada pelos engenheiros da companhia anglo-canadense Light and Power em 1934 e concluída em 1957. Fundamental para a expansão de toda a cidade, a canalização do Pinheiros possibilitou a urbanização de grandes áreas sujeitas a inundações, como Ceagesp, Cidade Universitária, Jockey Club, trechos do Jaguaré, Butantã, Alto de Pinheiros, Pinheiros, Cidade Jardim, Itaim-Bibi,Santo Amaro e um pedaço do Jardim Europa.

>> Acompanhe a série 'Prédios de São Paulo'

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.