PUBLICIDADE

Prédios de São Paulo: Rolim

Com estilo que remete ao modernismo catalão, edifício destaca-se em meio à arquitetura da Sé

Por Cley Scholz
Atualização:

Em um dos cantos da Praça da Sé, um prédio chama a atenção de quem circula pelo centro pela originalidade e aspecto exótico da sua arquitetura. O octogenário Edifício Rolim apareceu em um anúncio de oferta de salas para profissionais liberais nas páginas do Estado do dia 18 de julho de 1930.

 Foto:

"Advogados, médicos, engenheiros, dentistas e corretores.  São convidados os que porventura estejam descontentes ou mal situados presentemente a visitarem o prédio, sem compromisso algum.  Instalações magníficas, com todo o luxo e conforto"

, dizia o anúncio.

>> Acompanhe a série 'Prédios de São Paulo'

O projeto é do arquiteto Hippolyto Gustavo Pujol, o mesmo que projetou o edifício onde funciona o Centro Cultural do Banco do Brasil, na Rua Álvares Penteado.O estilo do Rolim remete ao modernismo catalão, com uma cúpula no topo revestida de bronze e uma pequena torre que parece um farol, antigamente iluminado.

Sempre presente nos

roteiros turísticos

Publicidade

que mostram a arquitetura do Centro, o edifício é um dos cartões postais faz da Praça da Sé. Na época da sua inauguração, em 1928, o Rolim, com 13 andares, era um dos edifícios mais altos de São Paulo, e um dos pontos dominantes da paisagem do centro velho.

>>O prédio hoje

Confira no

'Páginas Selecionadas

' como

projetos de revitalização

vem tentando recuperar a Praça da Sé e transformá-la num local de convivência. Em 2007 ela foi restaurada. O projeto buscava torná-la

Publicidade

mais segura e com menos becos

. Não foi bem sucedido, ainda hoje o local sofre com

questões de segurança

.

 

PUBLICIDADE

Páginas selecionadas pelo Editor

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.