Ainda sem fábrica própria no País mas já vendendo seus veículos importados em terras brasileiras, a gigante automotiva General Motors realizou há 90 anos uma grande ação promocional para exibir seus produtos aos clientes paulistanos. O Salão de Automóveis da General Motors foi um acontecimento luxuoso e deslumbrante. A escolha de um dos mais tradicionais cinemas da cidade, o Odeon, na rua da Consolação, dá a dimensão de como a montadora concebia, mais que uma vitrine, um espetáculo. De 18 de fevereiro até 4 de março, a GM exibiu como atração modelos de veículos das diversas marcas que controlava, como Chevrolet, Cadillac, Buick entre outros.
A dimensão do evento aberto ao público e com entrada gratuita (a partir da segunda semana) pode ser medida pela publicidade investida na divulgação, com anúncios de capa e página inteira no jornal. Até o último dia do salão as páginas do jornal foram inundadas com anúncios da General Motors em todos os tamanhos e espaços. Os carros eram exibidos em meio à atrações cenográficas como a Fonte das Maravilhas, um jogo de luzes e água, e o Templo de Minerva. Tudo acompanhado por uma grande orquestra com 50 músicos.
Os concorrentes não ficaram de fora e aproveitaram também para divulgar seus produtos como a Dogde Brothers que anunciou nestes dias. Outras marcas anunciavam pneus e autopeças, por exemplo.
Acompanhe os anúncios do salão do automóvel promovido pela General Motors, em belíssima divulgação, detalhes e primor, levando em consideração que todo este material foi produzido há 90 anos.
A publicidade abaixo circulou em 18 fevereiro 1928 anunciando o salão do automóvel.
Este anúncio circulou em 16 fevereiro 1928 na capa do jornal, aguçando a curiosidade dos leitores.
O que a General Motors estará fazendo? Anúncio de 17 fevereiro 1928 também na capa.
Chamada na capa para o salão do automóvel em 19 fevereiro 1928 convidando a todos para conhecer o novo Chevrolet 1928 com freio nas quatro rodas.
Já em 21 fevereiro 1928 a Goodyear aproveita o bom momento do salão com o assunto automóvel na boca do povo e divulga seu produto, indispensável para os carros e divulgava seu novo pneu balão fabricado com a banda de rodagem "A.W.T.".
Pausa para o feriado de carnaval em 21 fevereiro 1928.
Já fez a sua visita ao salão para conhecer os novíssimos modelos de carros? 23 fevereiro 1928
Em 25 fevereiro 1928 a chamada de capa dizia: "Incomparáveis em belleza, elegância, aceleração, força, luxo, colorido. Tal é a opinião do público sobre os modelos 1928 ora apresentados no salão do automóvel da General Motors."
Buick e Chrysler dividem a capa do dia 26 fevereiro 1928. Sendo que o primeiro econtrava-se em exposição no salão da General Motors.
Em 28 fevereiro 1928 a Ford veio com tudo divulgando todos os benefícios para quem adquir um carro da marca.
E no mesmo o anúncio da General Motors aparecia na terceira página do jornal.
Em 1° março, últimos dias do salão.
Os últimos três dias, em 2 março 1928.
Mais um concorrente apresenta suas armas, em 3 março 1928, capa para Dogder Brothers e seu automóvel de "seis cylindros".
Não perca a chance de ir ao salão, ele vai acabar. Lindo anúncio com "A fonte das maravilhas" em 3 março 1928.
É hoje! Chegou 4 março, o último dia.
#Assine |# Licenciamento de conteúdos Estadão |
# Siga: twitter@estadaoacervo | facebook/arquivoestadao | Instagram