Último trem da Cantareira

Estrada de ferro que ligava o centro da cidade à zona norte foi desativada em 1964

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Por Rose Saconi
Atualização:

O saudoso 'trenzinho da Cantareira', como era carinhosamente chamado pelos paulistanos, fez sua última viagem há 50 anos. Depois de haver transportado milhões de passageiros em sete décadas, uma das locomotivas a vapor da Cantareira saiu dos trilhos para sempre em 1964. A foto da 'Maria Fumaça' já fora dos trilhos sendo transportada pelas ruas da cidade foi manchete do Estado. "A supressão da linha foi determinada pelas obras de construção da ponte Cruzeiro do Sul sobre o rio Tietê", informou o jornal o motivo da desativação.

História. Eternizada pelo samba Trem das Onze, de Adoniran Barbosa (embora não havia trem nesse horário), a estrada de ferro conhecida como Tramway foi inaugurada em 1893 com a presença de autoridades e convidados ilustres como Bernardino de Campos, Cerqueira César, José Pereira Rebouças e Ramos de Azevedo.

Trajeto. A Tramway saía do Pari, passava por diversos bairros da região e ia para Guarulhos. A construção da estrada de ferro foi planejada para facilitar o transporte de material para a construção da Companhia Cantareira de Águas e Esgotos. Com o tempo, porém, os moradores da beira da linha acabaram adotando o trem como meio de transporte.O tronco principal da estrada de ferro unia a região do rio Tamanduateí, no Pari, à Cantareira. Os ramais apareceram por influência da iniciativa privada. O dos Menezes, por exemplo, que ligava Mandaqui e Lausanne Paulista, foi criado para transporte de jazidas e produtos agrícolas cultivados na região. Curiosidades. Apenas em fevereiro de 1915 surgiu o ramal Guarulhos, acelerando a urbanização dos bairros vizinhos da linha férrea. Em 1958 circulou pela primeira vez uma locomotiva elétrica, que livrou os passageiros das fagulhas da maria-fumaça.

Em 1965 foi desativada toda a linha Tramway, quando o número de passageiros (2 mil por dia) não era mais suficiente para cobrir as despesas mensais da companhia.

 

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