Única visita de um presidente dos EUA a Cuba foi em 1928

Calvin Coolidge foi à Havana para participar de Conferência Pan-Americana

PUBLICIDADE

Por Liz Batista
Atualização:

A primeira-dama dos EUA, Grace Coolidge e o presidente americano, Calvin Coolidge, posam para foto ao lado do líder cubano Gerardo Machado e sua mulher, Elvira Machado, Havana, janeiro de 1928/ AP 

PUBLICIDADE

A visita do presidente dos Estados Unidos Barack Obama a Cuba, no próximo dia 20, é um marco na retomada das relações diplomáticas entre os dois países. O único presidente americano que visitou a ilha enquanto exercia o cargo foi Calvin Coolidge, em 1928, décadas antes do início da Guerra Fria. O republicano foi ao país para participar da 6ª Conferência Pan Americana, em 16 de janeiro daquele ano.

O Estado de S. Paulo - 17/01/1928

A convite do então presidente cubano, Gerardo Machado, o líder americano foi o orador de abertura da reunião em Havana. Coolidge lembrou os anos de dominação espanhola em Cuba e o processo histórico que fez do país uma república democrática: “há trinta anos Cuba se alinhava como uma possessão estrangeira, sacudida pela revolução e devastada por forças hostis. O governo que existia repousava na força militar. Hoje, Cuba é uma soberania. O seu povo é independente, livre, próspero e pacífico, gozando das vantagens dos governos autônomos."O apoio americano ao governo Machado ficava expresso nas entrelinhas do discurso. A íntegra do da fala de Coolidge pode ser lida na edição de 17 de janeiro de 1928 do Estado.

O presidente americano também defendeu o diálogo diplomático entre as nações americanas:"a determinação de ajustar as nossas divergências entre nós mesmos, não pelo recurso da força, mas pela aplicação dos princípios de justiça e equidade, é uma das nossas mais fortes características. A soberania das pequenas nações é respeitada. Foi para o fim de dar mais sólidas garantias a esses princípios, de aumentar o vulto e tornar mais amplas essas benesses, que esta Conferência se reuniu."

Polêmicas. Se hoje a prisão de Guantánamo está entre as polêmicas que podem trazer embaraços à comitiva de Obama, em 1928 as intervenções americanas no Haiti e na Nicarágua mostravam pontos de conflito entre o discurso de Coolidge, que falava em “ajustar divergências” sem o “recurso da força”, e as ações militares dos EUA na América Latina no período. O Estado de 17 de janeiro de 1928 publicou o telegrama da Liga Internacional contra o Imperialismo abordando as questões.

O Estado de S.Paulo - 13/5/2002

Publicidade

Carter na ilha. Longe da presidência, o ex-presidente democrata Jimmy Carte esteve em Cuba em 2002 e foi recebido por Fidel Castro. Na época, o republicano George W. Bush era presidente dos Estados Unidos e uma reaproximação entre Washington e Havana estava fora de sua agenda diplomática. No governo Obama, Carter retornou à ilha e ajudou no restabelecimento do diálogo entre os dois países. Leia também: EUA e Cuba: a cronologia de um conflitoUm americano em Cuba   

Tags: Estados Unidos, Cuba

# Assine |# Licenciamento de conteúdos Estadão |

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.