Veja as histórias do Henfil no Estadão

Cartunista publicou suas tiras no jornal de 1986 até a sua morte

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O humor de Henfi, cartunista que completaria hoje 70 anos de idade, não poupava nada e ninguém. Nem mesmo ele na sua condição de soropositivo. Foi com uma brincadeira com sua doença que o cartunista começou no Estadão, "Positivo. Eu tenho de ser positivo. Prometi a mim mesmo ser apaixonadamente positivo".

 

A coluna estreou 6 de abril de 1986 e era publicada aos domingos, quartas e sextas. Quatro meses depois as ilustrações de Henfil foram para a página de quadrinhos, que acabara de ser reformulada. Ali ele publicou histórias com seus mais conhecidos personagens, Graúna, o Bode Orelana e Zeferino.

 

As tiras do Henfil deixaram de ser publicadas em 30 de dezembro de 1986 e durante todo tempo em que ficou internado após uma cirurgia que retirou um abcesso na perna esquerda. Elas voltaram em fevereiro do ano seguinte.

 

 

>> Leia mais: Henfil, um dos maiores cartunistas do Brasil

 

 

As histórias da Graúna e seus companheiros foram publicadas até o dia seguinte da morte do cartunista, 5 de janeiro de 1988. No outro dia, diversos cartunistas que publicavam no Estado fizeram tiras dedicadas ao Henfil.

 

 

# Siga: twitter@estadaoacervo | facebook/arquivoestadao | Instagram | # Assine

 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.