Veja o efeito da luz num jornal de um ano atrás

Evitar exposição a raio ultravioleta, de luz natural ou artificial, é fundamental para preservação de originais

PUBLICIDADE

Foto do author Edmundo Leite
Por Edmundo Leite
Atualização:

Um jornal dobrado aguardando por um solicitante que não veio retirá-lo transformou-se numa demonstração prática de algo que os arquivistas aprendem nas primeiras aulas: a iluminação inadequada é um dos principais fatores físicos para a deterioração de originais de papel. 

 Foto:

PUBLICIDADE

A metade superior da capa da edição de 15 de abril de 2014 acima ficou exposta à iluminação de lâmpadas fluorescentes normais usadas em escritórios e em alguns dias já era possível notar os primeiros sinais de amarelamento. O agente causador desse bronzeamento artificial é o raio ultravioleta presente tanto na luz solar com na iluminação artificial, como as das lâmpadas fluorescentes. Além da descoloração, a metade da página ficou mais quebradiça e frágil, podendo rasgar-se mais facilmente durante o manuseio. 

Por esse motivo, os exemplares originais do jornal guardados para preservação no Acervo Estadão são encadernados mensalmente, ficando protegidos do efeito da luz. Além disso, as luzes da área onde ficam as estantes deslizantes são desligadas quando não há necessidade de acesso. 

Para saber mais sobre os cuidados com a iluminação na preservação de acervos, leia o manual "Como Fazer Conservação Preventiva em Arquivos e Bibliotecas", de Norma Cianflone Cassares e Claudia Moi, que traz recomendações como instalação de filtros, cortinas e persianas, além de outros dicas e procedimentos.

# Assine |# Licenciamento de conteúdos Estadão |

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.