Washington:primeiro presidente e primeiro reeleito

Reeleição está presente desde o começo; Obama é o 21º a ser reeleito

PUBLICIDADE

Por Liz Batista
Atualização:

 

Tão antiga quanto a democracia e a república americana, a reeleição presidencial está presente no sistema eleitoral desde seu primeiro presidente, George Washington, que ao fim do primeiro mandato, em 1792, foi eleito para governar a então única e recente nação independente das Américas.Hoje, Obama é o 21º a ser reeleito. 

Foi também no governo Washington que premissas democráticas, como a de não monopolizar o poder e de alternar forças no comando da Nação, levaram o general a inaugurar a tradição política de não buscar a reeleição após 2 mandatos.Políticos como Thomas Jefferson, o terceiro presidente americano e também um dos “Pais Fundadores dos Estados Unidos”, e Andrew Jackson reelegeram-se apenas para mais um mandato.

 

Primeira cobertura do Estado das eleições americanas.Em 1786, o republicano Rutherford B.Hayes ganhou do democrata Samuel J. Tilden

A regra implícita de dois mandatos foi quebrada em 1940 quando o democrata Franklin D. Roosevelt , um dos mais populares presidentes da história da América, concorreu e venceu sua terceira eleição em 1940 e sua quarta em 1944.

 

 

PUBLICIDADE

A tamanha aprovação eleitoral era fruto de grandes realizações. Durante o governo Roosevelt, os EUA saíram da depressão, reestruturaram sua economia, avançaram em políticas públicas e sociais e, após serem atacados em Pearl Harbor, entraram na Segunda Guerra Mundial desempenhando uma campanha militar que assegurou aos Estados Unidos uma primazia dentre as lideranças mundiais. Não chegou a completar seu último mandato, morreu em 1945.

Assumiu o vice, Harry Truman, que serviu os três anos restantes.A eleição seguinte foi marcada por uma virada memorável em uma agressiva campanha eleitoral. Mas, a aprovação popular às políticas de Roosevelt e ao auxílio aéreo americano aos berlinenses durante o bloqueio soviético à capital alemã renderam-lhe a vitória eleitoral em 1948. Apesar de todas as pesquisas indicarem a vitória do republicano Thomas E. Dewey

 

 

E mesmo podendo concorrer em mais uma eleição e ocupar novamente um dos mais altos cargos políticos do mundo, Truman voltou a surpreender e recusou candidatar-se nas eleições de 1952.

Publicidade

Certamente rejeitar a chance de mais um mandato seria algo impensável para políticos como Nixon, que dobraram as regras do jogo até onde não podiam para favorecer sua manutenção no poder. Mas, mistérios políticos existem como é o caso de Truman.

Após duas décadas de governo democrata, o general Dwight Eisenhower marcou a volta dos republicanos à Casa Branca. Ike venceu em 1952 . A aprovação popular da sua política externa na crise na Hungria e na disputa pelo canal de Suez, garantiram sua reeleição em 1956.

 

 

Os anos dourados dos EUA, tempos de paz e equilíbrio de forças no contexto da Guerra Fria e de prosperidade e crescimento econômica durante os anos de governo republicanos pareciam favorecer a eleição do vice de Ike, Richard Nixon. Mas na acirrada e polêmica eleição de 1960, o currículo de Nixon foi ofuscado pelo carisma de Kennedy. Os democratas voltaram ao poder, apesar das suspeitas de fraude eleitoral. A vitória foi declarada diante da maioria dos votos eleitorais e por uma curtíssima margem de votos populares.

 

PUBLICIDADE

Com a morte de Kennedy em 1963, Lyndon B. Johnson, governou a América por 5 anos e dois meses. E entrava para a lista dos vice-presidentes que cumprem o final de um mandato presidencial e são reeleitos na sucessão presidencial, como Truman e Theodore Roosevelt.

Nixon aguardou até 1968 para voltar a uma corrida eleitoral pela presidência e saiu vencedor . Após quatro anos de uma brilhante política diplomática onde restabeleceu relações com a China e iniciou a retirada americana do Vietnã, nem as incipientes revelações do escândalo de Watergate tiraram a vitória de Nixon. Numa das maiores vitória eleitorais, o republicano conquistou seu segundo mandato.

 

Mas não chegou à metade dele. Com a credibilidade seriamente abalada após novas provas que o ligavam diretamente ao escândalo Watergate, Nixon renunciou à presidência em 1974.

Um presidente só voltou a ser reeleito nos EUA na década de 80. Coube ao popular republicano Ronald Reagan um dos maiores feitos sucessórios da história recente. Reagan não só se reelegeu em 1984 por uma larga vantagem tanto nos votos populares quanto nos eleitorais, como seu prestígio contabilizou valiosos votos para a eleição de seu sucessor George H. W. Bush, nas eleições de 1988.

Publicidade

O Estado de S.Paulo, 07/11/1984

 

O descontentamento americano com o governo Bush durante a recessão economia que se abateu sob os EUA no início dos anos 90 foi refletido nas urnas. O democrata do Arkansas, Bill Clinton venceu o republicano e o candidato independente, Ross Perot , em 1992.

Após tirar o país da recessão e desfrutando de um cenário internacional favorável, Clinton construiu uma sólida campanha de reeleição. Em 1996 venceu, por uma boa margem tanto de votos populares como na votação por colégios, tornando-se o primeiro democrata a ser eleito para um segundo mandato desde Roosevelt.

 

Nas eleições de 2004 a política externa foi determinante na escolha eleitoral americana. Após os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, a questão da segurança nacional era a principal  dentro deste contexto eleitoral. Adoção de políticas como a de Guerra ao Terror e a invasão do Iraque, foram aprovadas pela maioria dos eleitores, que optaram por continuar sob o governo de George W. Bush.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.