Antonio Candido

Escritor

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Antonio Candido de Mello e Souza

24/7/1918, Rio de Janeiro (RJ)

PUBLICIDADE

Nascido no Rio de Janeiro, passou toda a infância e parte da adolescência em Poços de Caldas, Minas Gerais, estado de origem da família. Foi educado em casa, pela mãe, não frequentando a escola primária. Cresceu num ambiente incentivador da leitura - quando menino ganhava enciclopédias de presente do pai médico – e aos dez anos viveu um período com os pais na França, também fundamental para sua formação cultural.

Após concluir os estudos secundários em São João da Boa Vista, interior de São Paulo, ingressou no Colégio Universitário da Universidade de São Paulo, na capital. Em 1939 começou a estudar simultaneamente na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, onde não chegou a concluir os estudos, e na recém-fundada Faculdade de Filosofia e Letras, onde cursou Ciências Sociais.

No ambiente universitário, milita contra o Estado Novo e aprofunda os estudos sobre o socialismo. É nessa época também que começa a escrever artigos de crítica literária. Em 1941, participa da fundação da revista Clima, em conjunto com diversos intelectuais, entre eles Alfredo Mesquita e Lourival Gomes Machado, seus idealizadores, além do crítico de cinema Paulo Emílio Salles Gomes, o crítico de teatro Décio de Almeida Prado e a ensaísta Gilda de Mello e Souza, sua futura esposa e sobrinha de Mário de Andrade.

O escritor possui diversos prêmios Jabuti, além do Prêmio Camões e Prêmio Machado de Assis, oferecido pela Academia Brasileira de Letras. É também autor de Introdução ao método crítico de Sílvio Romero (1945), Literatura e Sociedade (1965), Tese e Antítese (1964), Iniciação à Literatura Brasileira (1997) e O Discurso e a Cidade (1993), entre outras obras.

Páginas selecionadas pelo Editor

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.