ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Beatles

The Beatles
1960-1970, Liverpool (Inglaterra)

O conjunto  formado por John  Lennon (9/10/1940), Paul McCartney (18/6/1942), George Harrison (24/2/1943) e Ringo Starr (7/7/1940), começou em 1958, quando John, então membro do "The Quarrymen" (nome dado em homenagem a escola onde ele e os outros músicos estudavam), conheceu McCartney em uma apresentação na Igreja St. Peter. Antes de Ringo quem comandava a bateria era Pete Best (24/11/1941). O terceiro integrante da banda foi George Harrison, que era colega de escola de Paul. A entrada de Pete Best se deu pouco tempo depois, devido a necessidade de um baterista fixo. Fora do colégio, o nome original não fazia mais sentido. Os integrantes então escolheram The Beatles, uma junção da palavra “beeatles” (besouros) com o termo “beat music”.

Após algumas apresentações na Alemanha, onde o grupo se envolveu com algumas polêmicas, os Beatles ainda perderam o baixista Stuart Sutcliffe, que ficou morando no país. Em seguida, no dia 21 de fevereiro de 1961, a banda realizou sua primeira apresentação no “The Cavern Club”. O local se tornaria um marco do começo do sucesso do quarteto. Foi ali que conheceram Brian Epstein que decidiu empresariar o grupo.

Foi Epstein que convenceu George Martin, empresário da Parlophone, a produzir o primeiro compacto dos Beatles, "Love me Do". A ocasião também marcou a última mudança na formação, saindo Best, considerado fraco pelos executivos da gravadora, e entrando Ringo Starr (seu nome verdadeiro era Richard Starkey Jr.). O primeiro disco, “Please, Please Me” sairia em 1963. Com diversas músicas de sucesso, em especial "She Loves You", fizeram a popularidade do quarteto crescer rapidamente, em especial com o público feminino. Era o início da Beatlemania.

O ano seguinte, 1964, foi marcado pelo lançamento do álbum “A Hard Days Night”. Atraídos pelo sucesso, John, Paul, Ringo e George foram para os Estados Unidos, onde a música "I Wanna Hold Your Hand" atingiu o primeiro lugar nas paradas de sucesso. Na visita apareceram pela primeira vez na televisão americana no “The Ed Sullivan Show” e se apresentaram ao vivo no “Washington Coliseum”. No mesmo ano “A Hard Days Night” vira filme, o primeiro da banda que ainda estrelaria mais cinco filmes entre eles “Help!” (1965) e “Yellow Submarine” (1968).

O grupo continuou quebrando recordes de venda e público nos anos seguintes. Entre os hits lançados nessa época estão “Day Tripper” e “We can't wok it out” do álbum “Rubber Soul”.

Em 1966 foi lançado o álbum “Revolver”. No mesmo ano o quarteto decidiu que não faria mais shows, devido a diversas polêmicas que aconteceram entre elas o boicote da Igreja Católica após afirmações de Lennon contrárias à doutrina.

O grande trabalho dos Beatles ainda estava por vir. Em 1967, após um longo tempo no estúdio (motivado pelo fim dos shows) foi lançado “Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band”, álbum considerado por muitos como o melhor da banda e um dos melhores já lançados em todos os tempos. Nele é possível perceber diversas referências e preferências de cada um dos Beatles passando pelos temas indianos a  psicodelismo.

No mesmo ano, Brian Epstein faleceu, o que é considerado um dos motivos do início do fim da banda. As brigas começam a acontecer, principalmente devido à interferência de Yoko Ono, nova mulher de Lennon, no trabalho da banda. No disco “The Beatles”, conhecido como “Álbum Branco” pela capa totalmente tomada pela cor, já é possível perceber as divergências na elaboração das faixas. O último show da banda foi no dia 30 de janeiro de 1969, no topo do edifício da Apple em Londres. O álbum “Abbey Road” marcou o fim do grupo.

Apesar dos boatos, o grupo nunca chegou a se reunir novamente, tendo no máximo participado de dois discos solos de Ringo Starr. Jonh Lennon faleceu em 8 de dezembro de 1980 em Nova York, assassinado por um fã. George Harrison foi vítima de um câncer de pulmão em 29 de novembro de 2001. Paul McCarteney e Ringo Starr continuam na carreira musical.

Páginas selecionadas pelo Editor

Reclames do Estadão

Em qualquer ponto do Brasil

Anúncio da Goodyear Em qualquer ponto do Brasil

11/2/1953

Tópicos
ver todos
  • Edwin Reichert/AP
    1.

    Guerra Fria

    Período de tensão militar, conflitos políticos e competição entre URSS e EUA

  • AP
    2.

    Revolução Chinesa

    Movimento marcado pela queda do Império e instituição do comunismo

  • Acervo/Estadão
    3.

    Colônias

    História do colonialismo e das colonizações

  • Nem de Tal/Estadão
    4.

    Samba

    Ritmo musical

  • Acervo/Estadão
    5.

    Imigração

    Movimento de emigração de europeus e asiáticos para o Brasil a partir do século 19