ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

George Bush

George Herbert Walker Bush
12/6/1924, Massachusetts (EUA)

Filho de um banqueiro e senador norte-americano, Prescott Sheldon Bush, iniciou os estudos na Greenwich Country Day School e, em 1936, na Philips Academy, onde foi líder estudantil. Entrou para a marinha americana pouco depois de concluir os estudos, em 1942, tendo se tornado aviador naval com apenas 18 anos. Participou de 58 combates aéreos durante a Segunda Guerra Mundial, tendo recebido uma condecoração militar sua coragem em ação.   

Em 1945, casou-se com Barbara Pierce, com quem teve seis filhos, George, Robin, John, Neil, Marvin e Dorothy. Ingressou na Universidade de Yale após o fim da guerra, onde foi capitão do time de basebol e membro da sociedade acadêmica Phi Beta Kappa. Formou-se em 1948, e então mudou-se para o Texas, onde empregou-se em empresas de extração de petróleo. Em 1951, fundou a Bush-Overby Oil Development Company e foi cofundador da Zapata Petroleum Corporation. Entre 1954 e 1964, presidiu a Zapata Offshore Company e, no final desse período, já era um milionário.

Em 1964, tornou-se presidente do conselho de administração do Partido Republicano em Harris County, no Texas. Mais tarde, concorreu a uma cadeira do Texas no Senado Federal. Venceu as primárias do partido, mas foi derrotado pelo democrata Ralph W. Yarborough, que o acusava de ser um extremista de direita. Em 1966, Bush foi eleito para uma cadeira na Câmara dos Representantes dos Estados Unidos da América, tendo derrotado o democrata Frank Briscoe com 57% dos votos. Como deputado foi, em geral, conservador, tendo apoiado a a administração Nixon e sua política em relação ao Vietnã. Em 1968, foi eleito para um segundo mandato. Em 1970, contudo, deixou a Câmara para concorrer novamente ao Senado, tendo vencido com facilidade as primárias do partido. Na disputa contra os democratas, contudo, foi derrotado por Lloyd Bentsen, que obteve cerca de 53% do total dos votos.

Em 1971, Bush foi escolhido por Nixon para se tornar embaixador norte-americano nas Nações Unidas, decisão que foi acatada unanimemente pelo Senado. Em 1973, após o escândalo de Watergate, Bush foi convidado por Nixon a se tornar presidente do conselho administrativo do Comitê Nacional do Partido Republicano. Nessa função, defendeu Nixon e o partido, mas pediu a renúncia do presidente em 1974 pelo bem dos republicanos. No mesmo ano, foi nomeado enviado norte-americano à República Popular da China. Em 1976, foi nomeado diretor da CIA e, entre 1977 e 1979, foi diretor do Conselho de Relações Exteriores (Council on Foreign Relations, CFR).

Em 1980, disputou as primárias do Partido Republicano contra Ronald Reagan. Representando uma política mais centrista, Bush foi derrotado, tendo sido posteriormente convidado a se tornar vice de Reagan. A chapa Reagan-Bush foi eleita  para o período de 1981 a 1985 e foi reeleita para o período de 1985 a 1989. Nessa época, Bush tomou decisões referentes à desregulamentação e à política de drogas. Em 1983, foi a El Salvador em nome do governo norte-americano para pedir aos líderes militares daquele país que interrompessem a repressão à oposição e estabelecessem eleições democráticas.

Foi eleito presidente dos Estados Unidos em 1988, após derrotar o candidato democrata Michael Dukakis. Sua gestão foi marcada pelas intervenções militares, no Panamá e em especial, no Golfo Pérsico, onde comandou a reação americana à invasão do Kuwait pelo Iraque de Saddam Hussein na chamada Guerra do Golfo. Em âmbito nacional, sua gestão se destacou pelo criação de leis contra discriminação de deficientes físicos. Entretanto teve dificuldade em  em manter sua promessa de campanha de “não criar novos impostos”, de forma que sua popularidade caiu acentuadamente até as eleições presidenciais de 1992, quando foi derrotado por Bill Clinton.

Após deixar a presidência, recebeu o título de cavaleiro pela rainha Elizabeth II e visitou o Kuwait para comemorar a vitória dos Estados Unidos e a coalizão de aliados contra o Iraque durante a Guerra do Golfo. Seu filho, George W. Bush, foi eleito presidente dos Estados Unidos em 2001. Posteriormente, recebeu do presidente Barack Obama a medalha da liberdade.

Páginas selecionadas pelo Editor

Reclames do Estadão

Chegou a Jardineira

Novidade no transporte: auto-bonde Grassi, ou Jardineira Chegou a Jardineira

2/2/1930

Tópicos
ver todos
  • Edwin Reichert/AP
    1.

    Guerra Fria

    Período de tensão militar, conflitos políticos e competição entre URSS e EUA

  • Acervo/Estadão
    2.

    Primeira Guerra

    Guerra Mundial

  • Ari Vicentini/Estadão
    3.

    Brasil

    Impeachment - Julgamento parlamentar que destituiu o presidente Fernando Collor

  • Acervo/Estadão
    4.

    Colônias

    História do colonialismo e das colonizações

  • Horst Faas/AP
    5.

    Guerra do Vietnã

    Conflito entre o Vietnã do Sul e o Vietnã do Norte

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo