ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

2ª Guerra Mundial

2ª Guerra Mundial (30/8/1939 a 2/9/1945)


O grande fator que desencadeou o conflito foi a ascensão do nazismo na Alemanha depois da assinatura do tratado de Versalhes, que forçou o país a aceitar diversos termos. Em 1933 Hitler subiu ao pode e iniciou sua revolução Nacional.

Antes do início da guerra, a Europa já vivia um momento de instabilidade política. A União Soviética ameaçava as democracias ocidentais. A Alemanha se fechava com a Itália e o Japão, no pacto Anti-Comitern, que tinha o objetivo de impedir o avanço das políticas da URSS. Polônia e Tchecoslováquia tinham acordos de proteção com a Inglaterra e  França.

As políticas expansionistas começaram em 1937 com o Japão invadindo a China. No ano seguinte, Hitler anexou a Áustria ao território alemão e passou a fazer pressão em cima do governo tcheco criando um clima de guerra com  Inglaterra e França.

Em 1939 Hitler assina um pacto de não agressão com os russos. Com a invasão da Polônia, ingleses e franceses deram um ultimato para retirada das forças. A recusa alemã em atender a determinação  propiciou o início a Segunda Guerra Mundial.

Nos dois anos seguintes, as potências fascistas ditaram o ritmo da guerra. Em 1940 Hitler invadiu a Dinamarca e a Noruega em abril; e Holanda e Bélgica no mês de maio. Foi também neste mês que as tropas alemãs entraram na França. Em três semanas o exército francês caiu.  

Um pouco antes da derrota da França, a Itália entra na guerra. Em 10 de junho, Benedito Mussolini se juntou a Hitler e começou a ofensiva ao norte da África e nos Bálcãs. As tropas fascistas são derrotadas pelos britânicos, o que obrigou a Alemanha intervir.

Londres era constantemente bombardeada e a ilha estava cercada por submarinos. A maior vitória inglesa foi conseguir manter pontos estratégicos como a Ilha de Malta, que iria ser decisiva para uma contraofensiva.

As tropas alemãs quebraram o pacto de não agressão com a invasão da Rússia em 1941. A partir daí a situação de Hitler começou a mudar. No mesmo ano o Japão atacou os Estados Unidos avançando contra a base de Pearl Harbor. A oposição americana, que pregava o isolacionismo,  passou a apoiar a entrada no conflito. Se antes a Inglaterra se via sozinha contra as forças nazistas, agora tinha a União Soviética e os americanos ao seu lado.

Os aliados passaram a contra atacar em três frentes. Os americanos, com seus fuzileiros navais investiram contra o Japão, no Pacífico. No norte da África, Inglaterra e Estados Unidos, com os generais Montgomery e Eisenhower, expulsaram os italianos e a Afrikakorps. Já na Itália, Montgomery e o General Patton invadiram a Sicília.  Era o inicio da derrota do fascismo italiano. Um ano depois Mussolini seria capturado e fuzilado.

Uma invasão da Europa pela Itália não seria possível. O norte do país era cercado pelos Alpes, que dificultariam a mobilidade. Além disso era necessário ajudar a Rússia, que enfrentava sozinha grande parte das forças alemãs.

Em 1944 aconteceu a operação Overlord, que entrou para a história como o “Dia D”. Os alemães esperavam uma ofensiva em Calais, mas viu o exército aliado atacar a Normandia.

Logo em seguida foi iniciada a marcha para tomar Berlim. De um lado do país, forças britânicas e americanas, do outro, as tropas da União Soviética. Em abril de 1945 o exército russo toma Berlim. Hitler suicida-se em seu bunker ao lado de sua mulher Eva Braun.

Em 2 de setembro do mesmo ano o último membro do eixo se rende após os EUA lançarem as duas bombas atômicas sobre o território japonês. Foram mais de 50 milhões de mortos durante seis anos de conflito.

Páginas selecionadas pelo Editor

Reclames do Estadão

Máquina de fazer dinheiro

Anúncio de impressora Máquina de fazer dinheiro

3/9/1950

Tópicos
ver todos
  • Acervo/Estadão
    1.

    Estado Novo

    Ditadura civil brasileira liderada por Getúlio Vargas

  • Acervo/Estadão
    2.

    Bossa Nova

    Movimento musical brasileiro surgido nos anos 50

  • Acervo/Estadão
    3.

    Revolução russa

    Conflito que originou a União Soviética em 1917

  • Edwin Reichert/AP
    4.

    Guerra Fria

    Período de tensão militar, conflitos políticos e competição entre URSS e EUA

  • Ivan Dias/Estadão
    5.

    Internet

    Rede Mundial de Computadores