ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

116 anos de cobertura olímpica

Em 1896, Olimpíada refletia a crescente importância dos esportes nas sociedades modernas

20 de julho de 2012 | 21h 07
Liz Batista

O Estado de S. Paulo, 29/4/1896



O embate entre o esporte moderno e o antigo deu o tom da primeira cobertura olímpica nas páginas do Estado. Ao mesmo tempo em que contava as origens e os motivos da supressão da competição por mais de um milênio, o jornal detalhava a acirrada discussão que envolveu patrocinadores , atletas, entusiastas do esporte e até arqueólogos.

Os saudosos da era Helênica acusavam de deturpadores aqueles que queriam agregar modalidades como o "bicyclette e o 'lawn-tennis". Os modernizadores rebatiam, dizendo que mesmo os antigos "não se desinteressavam de nenhum esporte" que pusesse "em relevo a força ou a agilidade humana."

Outros críticos ao purismo acendido pelas recentes descobertas arqueológicas na Grécia, argumentavam que, se reeditada em toda sua originalidade, estariam na competição esportes considerados "não civilizados, contrariando o propósito de unir as nações.

Além dos debates, o Estado destacou a magnífica estrutura montada para a competição, a tecnologia utilizada no Stadio, "iluminado à luz elétrica", e a boa recepção que fez com que "todos os clubes atléticos dos diferentes países" enviassem representantes.

Tentando transportar seus leitores ao emocionante momento da abertura, em outra edição, contou como o "primeiro dia dos jogos foi soberbo", descrevendo a cerimônia e o instante em que o rei da Grécia “entrou no estádio ao som do hino nacional, tocado por 600 executores." enquanto "60 mil espectadores o aclamaram calorosamente.

O Estado de S.Paulo, 29/05/1896

Descrevendo como a cerimônia narrou o instante em que “o rei entrou no estádio ao som do hino nacional, tocado por 600 executores” enquanto no “60 mil espectadores o aclamaram calorosamente.”
O evento hipnotizou os homens modernos, que a partir de 1896,  apaixonados, passaram  aguardar sua nova edição, a cada quatro anos.


# O 'Pai' dos Jogos Olímpicos morreu em 1937

# Siga: twitter.com/estadaoacervo | facebook/arquivoestadao Instagram

PÁGINAS HISTÓRICAS

Proclamação da República

Veja essa e outras capas que marcaram época Proclamação da República

Acervo Estadão

Tópicos
ver todos