ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

1889: Brasil entra em novo regime

Com apenas três palavras, jornal anunciou o começo de uma nova era

15 de novembro de 2012 | 13h 30
Rose Saconi




A grande e 'única notícia' importante do dia 16 de novembro de 1889 foi dada pela Província de São Paulo numa edição que fugia ao padrão corriqueiro do jornal. Na primeira página, toda branca, apenas três palavras anunciavam o começo de uma nova era: "Viva a República!", dizia a manchete.

A edição histórica registrava alguns telegramas vindos da Corte que se desfazia e a proclamação dos chefes do movimento em São Paulo. "Glorioso centenário da grande revolução Proclamação da República", era o título da notícia.

"Recebemos hontem o seguinte telegramma: Foi proclamada a República no Brazil. Consta que o governo provisório será organisado com o general Deodoro e Quintino Bocayuva". (...) Nunca uma republica foi proclamada com tanto brilhantismo e em tanta paz".



Na transcrição do discurso de Rangel Pestana, até então redator político do jornal com Julio Mesquita, a palavra CIDADÃOS foi destacada: "Revive a Nação! Pelo seu orgam o mais autorizado - o Povo! foi proclamada a Republica no paiz!"

A Província, 20/11/1889 - Editorial "O novo Regime"




Embora oficialmente com novo título - O Estado de S. Paulo - o jornal conservou o antigo nome até 31 de dezembro de 1889, atendendo ao pedido de colecionadores que não gostariam de arquivar os jornais com logotipos diferentes num mesmo ano.

Veja também:

# Proclamação da República

# Deodoro da Fonseca

# História do Grupo Estado


# Siga: twitter@estadaoacervo | facebook/arquivoestadao | Instagram | # Assine

FOTOS HISTÓRICAS

Leila Diniz e amigas em 1967

Veja essa e outras imagens que marcaram época Leila Diniz e amigas em 1967

Foto: Ywane Yamazaki/Estadão

Tópicos
ver todos