ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

60 anos de Bill Haley e seus Cometas no Brasil

Shows de um dos pais do rock coroaram a chegada do ritmo que enlouquecia a juventude no País

23 de abril de 2018 | 17h 54
Cristal da Rocha - Acervo Estadão

.

.

Há seis décadas, o público brasileiro via um astro de rock ao vivo pela primeira vez. E não era qualquer um, mas simplesmente Bill Haley e seus Cometas, um dos pais do estilo, ainda um bebê por aqueles dias. O cantor e seu conjunto ficou mundialmente famoso pela aparição nos seminais filmes 'Sementes de Violência' [1955] e 'Ao Balanço das Horas' [1956], também conhecido por 'Rock Around the Clock', a canção estopim do estilo musical no mundo. A série de oito apresentações em São Paulo aconteceu no Teatro Paramount, na avenida Brigadeiro Luiz Antonio, e na boate Oasis, em plena Praça da República.

Com ampla divulgação do evento nas páginas do jornal - entre os dias 20 a 27 de abril 1958 é possível encontrar anúncios e notícias - o destaque fica por conta da ilustração da publicidade com um grande rosto de Bill Haley em evidência e seus Cometas em ação. Outros anúncios mostram a imagem do cantor e detalhes com informações do evento. Um deles trazia as informações das outras atrações da noite: na primeira parte do evento "a participação especial de Pagano Sobrinho, William Forneaut, 'The Crazys' e os oito casais sensacionais de bailarinos. Apresentação de Blota Junior."

Anúncio.

Anúncio.

A proeza de trazer um astro de primeira grandeza no auge foi da Rádio e TV Record, que transmitiu alguma das apresentações.

O jornal noticiou com antecedência a vinda do astro ao país - em 6 março 1958 - , destacando sua importância para a cena da música que estava se formando, além do destaque para a iniciativa de trazê-lo:  “um dos artistas norte-americanos mais populares em todo mundo, na atualidade, é Bill Haley que, junto com os 'Comets' inicia esta semana uma série de apresentações nesta Capital, contratado pelas Emissoras Unidas. A Bill Haley e Elvis Presley se deve a divulgação do 'rock and roll' gênero musical tão apreciado da juventude dos mais diversos países.”

Notícia.

Notícia.

A coluna social "São Paulo  'Mary' Go-Round"  citou o evento em 19 abril 1958 informando que os shows do Bill Haley deveriam estar em sua lista de 'don't miss', um acontecimento para não se perder.  "Descobri ontem que é o próprio Don Ciccillo e o sr. Valdez que são agentes para a temporada de Bill Haley em São Paulo." 

Chegada triunfal de um dos grandes nomes do rock. Imagem: Antônio Aguillar/ Estadão

Chegada triunfal de um dos grandes nomes do rock. Imagem: Antônio Aguillar/ Estadão

No domingo, 19 abril 1958, o jornal noticiou o dia e horário em que o grupo chegaria no Aeroporto de Congonhas bem como o hotel em que ficariam, a ficha completa: “Chegam hoje às 9 horas em São Paulo, viajando por via aerea, Bill Haley e os seus 'cometas'. Conjunto que se notabilizou cantando 'rock and roll'. Os músicos norte-americanos hospedar-se-ão no Hotel Claridge e sua estréia dar-se-á no dia 22 no cine 'Paramount'. Á chegada de Bill Haley deverão comparecer clubes de 'rock' de São Paulo. Nos espetáculos do conjunto, poderão entrar maiores de 18 anos.”

Conforme o jornal noticiou, os clubes de rock apareceram em peso no Aeroporto de Congonhas e dominaram o local transformando-o em uma concorrida pista de dança. O fotógrafo do jornal, Antônio Aguillar, registrou a função da moçada. Na escadinha do avião, com o microfone da Record, aparece de camisa xadrez o repórter Silvio Luiz, que depois se tornaria famoso locutor esportivo.

Na pista de pouso todos esperavam o maior grupo musical de rock do momento.

Na pista de pouso todos esperavam o maior grupo musical de rock do momento.

Acesse o link para mais imagens da chegada de Bill Haley e seus Cometas e da badalação no Aeroporto.

Para as oito apresentações previstas, duas aconteceriam na boate Oasis, localizada na Avenida Ipiranga esquina com a Avenida Sete de Abril – região central de São Paulo.

Era a chance única para toda uma geração de presenciar um espetáculo completo de rock, estilo musical hoje amplamente difundido mas que à época foi vinculado como música do demônio e outros adjetivos pejorativos, por representar  rebeldia, insubordinação e desobediência.

#Assine |  # Licenciamento de conteúdos Estadão |

# Siga: twitter@estadaoacervo facebook/arquivoestadao Instagram

>> ACESSE TODAS EDIÇÕES DO JORNAL

Proclamação da República

Veja essa e outras capas históricas Proclamação da República

# Capa do jornal de 16/11/1889

Tópicos
ver todos