ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

70 anos da imagem histórica de Iwo Jima

Fotografia da bandeira americana sendo fincada registrou a conquista do Monte Suribachi

23 de fevereiro de 2015 | 16h 12
Estadão Acervo

 

Fuzileiros fincam a bandeira dos EUA no Monte Suribachi, na Ilha de Iwo Jima. Joe Rosenthal/AP

 

A mais simbólica fotografia da Batalha do Pacífico durante a Segunda Guerra Mundial completa 70 anos. A imagem foi capturada em 23 de fevereiro de 1945 pelo fotógrafo Joe Rosenthal durante a Batalha de Iwo Jima, e mostra soldados americanos fincando a bandeira dos Estados Unidos no Monte Suribachi, ponto mais elevado da ilha japonesa. A foto rendou ao autor Joe Rosenthal o prêmio Pulitzer de 1945. A notícia da conquista do monte foi publicada no Estado no dia seguinte, veja abaixo. 

O Estado de S.Paulo – 24/02/1945

 

A notícia contava que “após árdua luta que durou vários dias” os fuzileiros navais norte-americanos haviam se apoderado do Monte Suribachi, “importante posição fortificada dos japoneses”, e ali haviam hasteado a bandeira americana.

Desde de sua primeira publicação, a fotografia se tornou símbolo dos ideais defendidos pelos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial. A imagem transmitia a ideia da iminente vitória americana e encheu de ânimo a opinião pública do país. No entanto, a posse da estratégica ilha do Pacífico, situada a 1.200 km de Tóquio, só aconteceu no final de março de 1945. Os combates ali travados estão entre os mais violentos da Segunda Guerra. 

Siga: twitter@estadaoacervo | facebook/arquivoestadao | Instagram | # Assine 

PÁGINAS HISTÓRICAS

Proclamação da República

Veja essa e outras capas que marcaram época Proclamação da República

Acervo Estadão

Tópicos
ver todos