ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

'A humanidade entra na Idade Cósmica', veja como Estadão cobriu a chegada do homem ao espaço 

Jornal repercutiu comoção gerada pelo feito alcançado pelo astronauta soviético Yuri Gagarin, em 12 de abril de 1961

12 de abril de 2021 | 6h 00
Liz Batista - O Estado de S.Paulo

> Estadão - 13/4/1961

> Estadão - 13/4/1961

> Estadão - 13/4/1961

Foi com assombro e encantamento e certo receio que a chegada do homem ao espaço, em 12 de abril de 1961, foi recebida. Na manchete do Estadão o feito foi tratado como uma histórica conquista da humanidade: “Astronauta soviético enviado ao espaço regressa depois de circundar a Terra: a humanidade entra na Idade Cósmica.

 A notícia, que estampou a capa inteira da edição de 13 de abril de 1961, também repercutia a comoção causada pelo feito e suas implicações na política internacional.  No alto da página uma foto do jovem astronauta autor da grandiosa façanha, o russo Yuri Gagarin, mostrava a face de um herói que acabava de nascer.

O astronauta russo Yuri Gagarin em visita a São Paulo. SP. 02/8/1961. 

O astronauta russo Yuri Gagarin em visita a São Paulo. SP. 02/8/1961. 

Yuri Gagarin é seguido por uma multidão de fãs durante visita ao Brasil. São Paulo, SP, 1961. 

Yuri Gagarin é seguido por uma multidão de fãs durante visita ao Brasil. São Paulo, SP, 1961. 

No dia seguinte, o jornal publicou a entrevista com Gagarin divulgada pela agência oficial soviética, TASS, onde ele  descrevia o que havia visto e sentido na desbravadora viagem: “A terra, vista do espaço, é muito bela (…) A face iluminada da terra é bem visível. Distingui perfeitamente o contorno dos continentes, as ilhas, o curso dos grandes rios, montanhas, vales e colinas. Durante o voo, vi com meus próprios olhos a forma esférica da Terra, tal como aparece no horizonte. A passagem do cone de sombra para a área iluminada pelo sol é muito bela. O céu, muito escuro, onde brilham as estrelas, também é lindo. A linha do horizonte parece rodear a Terra como uma delgada película iridescente, ora rosada, ora levemente azulada. Quando saí do cone de sombra, a linha que circunda a Terra era cor de laranja, depois ganhou tonalidade azul e posteriormente tornou-se negro-azulada”, contou.

> Estadão - 14/4/1961

> Estadão - 14/4/1961

> Estadão - 14/4/1961

O herói russo no Brasil. Em agosto de 1961, Gagarin visitou o Brasil durante a turnê mundial elaborada para exalatar a conquista soviética. Aqui, passou por São Paulo , Rio de Janeiro e rapidamente por Brasília.  Foi condecorado pelo presidente Jânio Quadros, recebeu homengens, concedeu entrevistas e foi seguido por uma multidão de admiradores. Gagarin morreu antes de ver o homem chegar à Lua, num acidente aéreo em 27 de março de 1968 .

Corrida espacial. A chegada de Gagarin ao espaço pilotando a  nave espacial Volstok 1 , seu voo orbital de 108 minutos e retorno em segurança marcaram a segunda grande conquista da União Soviética na corrida espacial contra os Estados Unidos. Em 1957, o bem sucedido lançamento do primeiro satélite artificial da Terra, o Sputnik 1 e depois, no mesmo ano, o lançamento do  Sputnik 2 com a cadelinha Laika a bordo - missão que buscava definir os padrões de segurança necessários para enviar o homem ao espaço - colocava os soviéticos à frente dos americanos na disputa. Na época, o mundo vivia o período da Guerra Fria , os feitos do programa espacial soviético causaram espanto e embaraço aos Estados Unidos.

O temor imediato dos americanos estava no avanço militar que o sucesso das missões representavam, o domínio tecnológico sobre o lançamento de mísseis balísticos intercontinentais. Oito ano depois da chegada do homem ao espaço, os Estados Unidos conseguiram enviar o homem à Lua. Em 20 de julho de 1969, Neil Armstrong deu “um pequeno passo para o homem, um salto gigantesco para a humanidade”, ao se tornar o primeiro astronauta a pisar na Lua, durante a bem sucedida missão da Apollo 11.

> Estadão 22/7/1969

> Estadão 22/7/1969

> Estadão 22/7/1969

Leia também:

# Corrida Espacial

>> A conquista da Lua nas páginas do Estadão

>> A cadela Laika e a conquista do espaço

>> A visita de Neil Armstrong ao Brasil

>> Armstrong lembrou Dumont como pioneiro da aviação

>> Russa foi 1ª mulher a realizar um 'spacewalk'

+ ACERVO

> Veja o jornal do dia que você nasceu

> Capas históricas

> Todas as edições desde 1875

>> ACESSE TODAS EDIÇÕES DO JORNAL

Proclamação da República

Veja essa e outras capas históricas Proclamação da República

# Capa do jornal de 16/11/1889

Tópicos
ver todos