ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

A morte de Jimi Hendrix numa manhã de setembro

Guitarrista que transformou o instrumento morreu em Londres em 18 de setembro de 1970

18 de setembro de 2020 | 10h 53
Edmundo Leite - Acervo Estadão

A guitarra elétrica nunca mais seria mesma depois que Jimi Hendrix tocou as cordas do instrumento. A revolução musical de Hendrix foi curta na dimensão temporal que se encerrou numa manhã de setembro londrina, mas a partir dali ninguém mais conseguiria fazer o que ele fez. No auge de uma curta, produtiva e brilhante carreira, Jimi Hendrix morria na sexta-feira de 18 de setembro, em Londres, a cidade que o acolheu, o valorizou e levou seu trabalho a outras dimensões. O Estadão do dia seguinte noticiou a morte do artista com o título "Tóxico matou Jimi Hendrix".

>> Estadão 19/9/1970

Notícia da morte de Jimi Hendrix

"Jimi havia passado a noite com uma amiga, não dormindo no Hotel Cumberland, onde estava hospedado em Londres. Pela manhã ela o encontrou em estado de coma e chamou uma ambulância. "Tudo o que sei é que havia tomado pilulas para dormir", disse ela. Esses pormenores foram revelados por um amigo de Jimi, o cantor inglês Eric Burdon", detalhava a reportagem.

Burdon era o líder do The Animals, grupo que levou Hendrix para Londres depois que Chas Chandler, um de seus integrantes, assistiu a uma performance do guitarrista. Na reportagem sobre a morte, uma declaração de Chandler, sob o subtítulo ''O fenômeno' dava o tamanho da dimensão artística de Jimi Hendrix: "Assim que o vi, adivinhei que ele ia virar a cabeça de todos e iria dar morte a todos os guitarristas do mundo."

>> Estadão 29/9/1970

Notícia sobre causa da morte de Jimi Hendrix

+ Jimi Hendrix  | + ACERVO 

>> Estadão 10/1/1991

Jimi Hendrix no Caderno 2 de 10/1/1991

>> Estadão 31/5/2015

O legado de Jimi Hendrix no Caderno 2 de 31/5/2015

+ Jimi Hendrix

+ ACERVO

> Veja o jornal do dia que você nasceu

> Capas históricas

> Todas as edições desde 1875

>> ACESSE TODAS EDIÇÕES DO JORNAL

Veja o jornal do dia que você nasceu

Busque a edição pela data de seu nascimento Veja o jornal do dia que você nasceu

# Capa com anúncio de lança-perfume em 1929

Tópicos
ver todos