ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

A primeira eleição presidencial do Brasil

A votação indireta elegeu o marechal Deodoro da Fonseca com 129 votos

25 de fevereiro de 2016 | 12h 47
Liz Batista

O Estado de S.Paulo- 26/2/1891

Marechal Deodoro da Fonseca. Reprodução


Em 25 de fevereiro de 1891, o colégio eleitoral formado pelos senadores e deputados da Assembleia Constituinte elegeu o marechal Deodoro da Fonseca o primeiro presidente do País. O marechal Floriano Peixoto, militar alinhado ao partido opositor PRP (Partido Republicano Paulista), compôs o governo como vice. Entre os demais candidatos à chefe do Executivo estavam o vice eleito, Floriano Peixoto, os senadores Prudente de Morais (PRP), Joaquim Saldanha Marinho, e o deputado José Higino Duarte Pereira. O Estado trouxe o resultado da votação na edição do dia seguinte, o marechal Deodoro da Fonseca foi eleito com 129 votos.

O Estado de S.Paulo – 27/2/1891  


A eleição. Realizada um dia após a promulgação da primeira Constituição da República, a eleição deu continuidade à política do Governo Provisório, liderado por Deodoro e formado após a Proclamação da República em 15 de novembro de 1989. O Estado noticiou detalhes da sessão eleitoral na capa da edição de 27 de fevereiro de 1891.  

O jornal contou como transcorreu a sessão. Descreveu a abertura da votação com a chamada nominal dos membros do Congresso para depositar a cédula eleitoral na urna, a contagem dos votos e  o anúncio do vencedor - “ Está eleito presidente da república dos Estados Unidos do Brasil, o marechal Deodoro da Fonseca”, seguido por aplausos, contava o Estado. A eleição de Floriano Peixoto para a vice-presidencia da República também foi recebida com efusão pelo Congresso. 

Leia Também:
Proclamação da República
Há 125 anos Brasil ganhava sua 1ª Constituição republicana
Brasileiros vão às urnas pela 22º vez escolher presidente

# Assine |  # Licenciamento de conteúdos Estadão |

>> ACESSE TODAS EDIÇÕES DO JORNAL

Incêndio do edifício Joelma em 1974

Veja essa e outras capas históricas Incêndio do edifício Joelma em 1974

# Capa do jornal de 2/2/1974

Tópicos
ver todos