PUBLICIDADE

A primeira igreja ortodoxa russa de São Paulo

Antes da Santíssima Trindade, ortodoxos russos frequentavam igreja improvisada em casa

Por Carlos Eduardo Entini
Atualização:

A edição do Suplemento Rotogravura do Estado trouxe na edição de 31 de outubro de 1931 a imagem da recém-inaugurada Igreja Santíssima Trindade, a primeira igreja russa ortodoxa da cidade de São Paulo. A igreja foi construída na Vila Alpina, zona leste de cidade. A região onde muitos imigrantes do leste europeu se instalaram no começo do século passado.  

Segundo o bispo George Petrenko, os russos começaram a chegar na cidade após a Revolução Russa, em 1917. Até então, os russos ortodoxos frequentavam uma igreja improvisada em uma casa no centro da cidade, explica Petrenko. Em 2015, o sonho dos russos ortodoxos de terem sua própria igreja completa 85 anos. Foi em novembro de 1930 que a pedra fundamental da igreja foi lançada. A construção da igreja se deve ao missionário russo Konstantino Izratsoff. Vindo da Argentina no final da década de 1920, o missionário organizou a comunidade ortodoxa russa em São Paulo. Segundo Petrenko, ele também foi responsável por organizar outras comunidades de ortodoxos russos em vários países vizinhos do Brasil.   

PUBLICIDADE

Do prédio original pouca coisa mudou. A estrutura da igreja se manteve e apenas uma parte dela foi ampliada. O que mudou foi o entorno. De um campo aberto e quase sem vizinhança quando foi erguida, hoje a igreja é murada e cercada por casas. Não é mais possível vê-la de longe como mostrou a foto publicada no RotogravuraTag: igreja  

# Assine |# Licenciamento de conteúdos Estadão |

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.