ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

A Revolução Russa em 10 notícias do 'Estado'

Em 1917, jornal cobriu os eventos que levaram à criação do primeiro Estado socialista do mundo

13 de novembro de 2017 | 12h 17
Liz Batista

Em 7 de novembro de 1917, os bolcheviques derrubaram o governo provisório da Rússia e assumiram o poder. Marco maior da Revolução Russa, também conhecida como Revolução de Outubro, o evento moldou o século 20. 

Da tomada do poder em São Petersburgo pelos marxistas seguidores de Vladimir Lenin à fundação da União Soviética em 1922  e seu desmanche em 1991, o Estado tem registrado em suas páginas a história da potência mundial comunista. Os primeiros movimentos dos revolucionários, chamados de “maximalistas” pelos jornais da época, estão registrados nas edições de 1917 e revelam os passos tomados pelos bolcheviques nos dias que antecederam e nos que seguiram à Revolução. O Estadão Acervo separou 10 notas que retratam o período. 


 

Revolução de Fevereiro. Em fevereiro de 1917 começam protestos na Rússia. Em 8 de março, milhares saem às ruas de em São Petersburgo para protestar, a multidão pede pão e paz. Os manifestantes são reprimidos violentamente pelas forças imperiais. Os protestos crescem, tem início a revolução. No dia 15 de março de 1917 o imperador da Rússia, Czar Nicolau II, abdica do trono, marcando o fim de mais  de mais de 300 anos de reinado da dinastia Romanov. O governo provisório assume e decide manter o país na Primeira Guerra Mundial. 

 

Revolução de Outubro. Lenin retorna à Rússia e instiga constantes mobilizações contra o governo provisório. Além do estabelecimento de um Estado socialista, o revolucionário e seus partidários pregam a saída da Rússia da Primeira Guerra. Em 7 de novembro os bolcheviques se levantam contra a ordem de fechamento dos jornais alinhados e coordenam um ataque ao governo provisório do primeiro-ministro Alexander Kerensky. Os bolcheviques tomam São Petersburgo, na época Petrogrado, invadem o Palácio de Inverno e depõem o governo provisório. A República Socialista Federativa Soviética da Rússia é fundada. Nos meses seguintes uma sangrenta guerra civil entre diferentes grupos se estabelece no país. 


  

Veja também:

# Revolução Russa

#Primeira Guerra Mundial
# Guerra Fria

#Assine |  # Licenciamento de conteúdos Estadão |

# Siga: twitter@estadaoacervo | facebook/arquivoestadao | Instagram |

Viu essa página?

Anúncio de lança-perfume em 1929

Entorpecente era permitido e sucesso no carnaval Anúncio de lança-perfume em 1929

Veja a edição completa de 13/1/1929

Tópicos
ver todos