Acervo/Estadão
No confronto mais marcante entre as seleções, o Uruguai levou a melhor diante do Brasil pela final da
Copa do Mundo de 1950, ao calar o Maracanã com a vitória por 2 a 1.
AP
O jogador brasileiro Pinheiro disputa a bola com o húngaro Mihaly Toth durante partida entre Brasil e Hungria na
Copa do Mundo de Futebol de 1954, disputada em Berna, na Suíça, 27/6/1954. A Hungria venceu a partida por 4 a 2,
eleiminou o Brasil e foi para a final contra a Alemanha.
AP
O brasileiro Djalma Santos retira a bola das mãos do goleiro húngaro Grosits Gyula para colocar na marca do pênalti enquanto Didi permanece caído durante partida entre Brasil e Hungria na
Copa do Mundo de Futebol na Suíça, 27/6/1954. A Hungria venceu a partida por 4 a 2 e tirou o Brasil da competição. Durante este jogo três jogadores foram expulsos pelo árbitro britânico Arthur Ellis e depois do jogo houve confrontos entre as equipes no caminho para o vestiário.
AP
Lance do jogo entre Brasil e Hungria, válido pelas quartas de final daa Copa do Mundo na Suíça, 27/6/1954. O Brasil perdeu a partida por 4 a 2 para Hungria e foi eleiminado da competição.
AP
Pelé em campo no jogo do Brasil contra Portugal. A seleção portuguesa venceu a partida por 3 a 1. O Brasil, que já havia sido derrotado pela Húngria por 3 a1, não passou para a segunda fase do Mundial e foi eliminado da
Copa do Mundo na Inglaterra, 19/7/1966.
Domício Pinheiro/ Estadão
Depois do Brasil perder para Portugal por 3 a 1, Pelé troca sua camisa com Torres e cumprimenta Augusto, 19/7/1966. A derrota significou a eleiminação do Brasil da
Copa do Mundo na Inglaterra.
Acervo/Estadão
Time posado do Brasil antes da disputa pelo terceiro lugar na
Copa do Mundo na Alemanha, 06/7/1974. Em pé, da esquerda para a direita: Zé Maria, Leo, Marinho Perez, Alfredo Mostarda, Carpegiani e Marinho Chagas e preparador físico Admildo Chirol; agachados: o massagista Mário Américo, Valdomiro, Ademir da Guia, Jairzinho,Rivelino, Dirceu e o roupeiro Ximbica. Após perder para a Holanda por 2 a 0, a
Seleção disputou o 3º lugar com a Polônia. Os poloneses venceram a partida por 1 a 0.
Rolando de Freitas/ Estadão
Os jogadores da Seleção Brasileira, Batista, Cerezo, Nelhinho, Amaral, Rivelino, Reinaldo, Abel e Sergio, comemoram vitória sobre a Itália na disputa pelo terceiro lugar na
Copa do Mundo de Futebol na Argentina, 24/6/1978. O Brasil venceu por 2 a 1 a partida e ficou em 3º lugar na competição. Mesmo sem ter perdido nenhuma partida na primeira fase, o Brasil perdeu no saldo de gols e não se classificou para disputar a final.
AP
O atacante italiano Paulo Rossi marca o terceiro gol contra o Brasil, na partida que eliminou o Brasil da Copa do Mundo na Espanha, 05/7/1982. O jogo terminou em 3 a 2 para os italianos.
Acervo/ Estadão
O atacante Paulo Rossi, da Seleção da Itália, marca o segundo gol contra o Brasil, na
Copa do Mundo na Espanha, 05/7/1982. Na partida, a Seleção Brasileira foi derrota por 3 a 2, e foi eliminada da Copa.
Acervo/ Estadão
O atacante Paulo Rossi, da Itália comemora seu primeiro gol contra o Brasil, na partida que eliminou a Seleção Brasileira ca Copa do Mundo na Espanha, 05/6/1982. Rossi marcou mais dois outros gols na partida, e a Itália derrotou o Brasil por 3 a 2. A partida ficouconhecida como "A Tragédia de Sarriá".
Acervo/ Estadão
Claudio Gentile, jogador da Itália, observa Zico, com a camisa rasgada, durante a partida histórica entre as duas equipes na Copa do Mundo na Espanha, 05/7/1982. O Brasil perdeu a partida por 3 a 2, com gols de Sócrates e Falcão, contra três gols de Paolo Rossi a favor da "Azzurra". A Seleção canarinha se despediu da Copa neste jogo, enquanto a italiana arrancou para a última fase da Copa, se sagrando tricampeã apóss passar pela Polônia por 2 a 0 na semifinal e por 3 a 1 pela Alemanha Ocidental na final.
Reginal Manente/ Estadão
Falcão comemora após marcar gol durante a partida contra a Itália, na Copa do Mundo na Espanha, no Estádio de Sarriá, Barcelona, Catalunha. 05/7/1982. A Itália venceu a disputa por 3 a 2 e desclassificou o Brasil. A eliminação do Brasil ficou conhecida como a Tragédia de Sarriá.
Acervo/Estadão
O jogador Eder, do Brasil, vibra com o gol do companheiro Falcão, na partida contra a Itália no naa Copa do Mundo realizada na Espanha, 05/7/1982. O Brasil foi derrotado pela Itália por 3 a 2 e foi eleiminado da Copa.
Acervo/ Estadão
O jogador Zico (D), da Seleção Brasileira é puxado dentro da área pelo zagueiro Gentile, da Itália, porém o juiz não assinalou pênalti, no jogo em que o Brasil foi derrotada por 3 a 2 e acabou ficando de fora da semifinal da Copa do Mundo na Espanha, 05/6/1982.
Acervo/Estadão
O italiano Paolo de Rossi comemora após marcar seu segundo gol contra o Brasil, 05/7/1982.
A Itália venceu o Brasil por 3 a 2, com três gols de Rossi, e tirou os brasileiros da competição.
AP
Seleção do Brasil posa para foto no jogo contra a França, válido pelas quartas de final
Copa do Mundo no México, 21/6/1986. Da esquerda para a direita, de pé: Sócrates, Elzo, Júlio Cesar, Edinho, Branco e Carlos; agachados: Josimar, Müller, Júnior, Careca e Alemão. A partida terminou empatada em 1 a 1 e acabou sendo definida nos pênaltis. A França marcou 4, o Brasil 3 e foi eliminado do Mundial.
Acervo/Estadão
Di Baia/ AP
O volante brasileiro Dunga (d) faz falta no atacante argentino Diego Maradona no jogo em que a Argentina eliminou o Brasil da
Copa do Mundo na Itália, 24/6/1990. O Brasil perdeu por 1 a 0 para a Argentina nas oitavas-de-final. O gol de Caniggia garantiu a ida da Argentina para as quartas de final e colocou fim à campanha brasileira no Mundial.
Fábio M. Salles/ Estadão
Argentinos coemoram o gol da vitória argentina, de 1 a 0, sobre o Brasil nas oitacas de final, 24/6/1990. Caniggia marcou o gol que definiu a partida e eliminou o Brasil da Copa do Mundo de Futebol na Itália.
Fábio M. Salles/ Estadão
Os jogadores brasileiros Careca (à esquerda) e Müller (à direita) se chocam ao disputar a bola no jogo contra a Argentina, 24/6/1990. A partida, válido pelas oitavas de final, terminou com vitória argentina de 1 a 0 sobre o Brasil e eliminou a Seleção Brasileira do Mundial.
Fábio M. Salles/Estadão
Torcedores acompanham o jogo entre Brasil e Argentina pela Copa do Mundo na Itália, na Praça Ramos de Azevedo, na região central de São Paulo, 24/6/1990.
Norma Albano/ Estadão
Fábio M. Salles/ Estadão
Torcedora brasileira esconde a cabeça sobre a bandeira brasileira, desolada com a derrota e desclassificação do Brasil na partida contra a seleção da Argentina pela Copa do Mundo naa Itália, 24/6/1990. Os argentinos venceram a partida por 1 a 0, com gol de Caniggia.
Luiz Prado/ Estadão
Emmanuel Petit desarma Cafu na final da
Copa do Mundo na França, 12/7/1998. O Brasil perdeu por 3 a 0 e a França se tornou campeã mundial.
Paulo Pinto/ Estadão
Após a derrota do Brasil por 3 a 0 para a seleção da França, na final da Copa do Mundo na França, Ronaldo recebe a medalha de vice-campeão e lamenta, 12/7/1998.
Fábio M. Salles/ Estadão
Célio Jr./ Estadão
Desolado com a derrora do Brasil na final da Copa do Mundo na França, Ronaldo caminha pelo gramado do Stade de France, em Saint-Denis, enquanto os franceses comemoram a conquista do Mundial, 12/7/1998.
Célio Jr./ Estadão
O técnico Zagallo assiste a festa dos franceses após vencerem o Brasil na fina da Copa do Mundo na França, 12/7/1998.
Paulo Pinto/ Estadão
Os jogadores Ronaldo, do Brasil, e Zidane, da França, se cumprimentam pouco antes do início da partida entre as seleções, válida pelas quartas-de-final da Copa do Mundode Futebol na Alemanha, 01/7/2006.
Celso Jr./ Estadão
Os jogadores Zidane, da França, e Kaká, do Brasil, em lance da partida válida pelas quartas-de-final da Copa do Mundo na Alemanha, no Estadio de Frankfurt,01/7/2006. A Seleção Brasileira perdeu de 1 a 0 para os franceses e foi eliminada do Mundial.
Ernesto Rodrigues/ Estadão
O jogador Thierry Henry, da França, marca o único gol da partida entre Brasil e França, válida pelas quartas-de-final da
Copa do Mundo na Alemanha, 01/7/2006. O jogo terminou em 1 a 0 para os franceses e a Seleção Brasileira foi eliminada do Mundial.
Eduardo Nicolau/ Estadão
O técnico
Carlos Alberto Parreira, da Seleção Brasileira, desolado com a derrota, de 1 a 0, para a França em partida válida pelas quartas-de-final na Copa do Mundo na Alemanha, 01/7/2006. O resultado eliminou o Brasil do Mundial.
Ernesto Rodrigues/ Estadão
O jogador Robinho (d), do Brasil, disputa bola com Van Der Wiel, da Holanda, durante partida válida pelas quartas de final da
Copa do Mundo de Futebol na África do Sul, 02/7/2010. Os holandeses venceram o jogo e eliminaram o Brasil da competição.
Jonne Roriz/ Estadão
O atacante Robinho (e), do Brasil, discute com o jogador Mark Van Bommel (6), da Holanda, durante partida de quartas de final da Copa do Mundo na África do Sul, 02/7/2010. A Holanda venceu e eliminou o Brasil da competição.
Jonne Roriz/ Estadão
O jogador Sneijder (10), da Holanda, comemora seu gol durante partida contra o Brasil, válida pelas quartas de final da Copa do Mundo de Futebol, no estádio Nelson Mandela Bay, em Porto Elizabeth, África do Sul, 02/7/2010. A Holanda venceu por 2 a 1 e eliminou o Brasil do torneio.
Wilton Jr/ Estadão
Jogadores da Holanda festejam vitória sobre Brasil ao término da partida válida pelas quartas de final da Copa do Mundo na África do Sul. A Holanda venceu por 2 a 1 e eliminou o Brasil da Copa.
André Penner/AP
Torcedor lamenta derrota do Brasil para a Holanda, nas quartas de final da Copa do Mundo de Futebol, no Estádio Nelson Mandela Bay, Port Elizabeth, África do Sul 02/7/2010. A Holanda venceu por 2 a 1 e eliminou o Brasil do torneio.
Wilton Jr/ Estadão
Toni Kroos, da Alemanha, comemora seu gol com Sami Khedira, em partida contra o Brasil, válida pela semifinal da
Copa do Mundo no Brasil, no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte (MG), 08/7/2014. Numa derrota histórica, a Alemanha venceu o Brasil por 7 a 1.
Nilton Fukuda/ Estadão
O goleiro Júlio César (e) eos jogadores Dante, Luis Gustavo e Davi Luiz (d) da Seleção Brasileira, ficam desolados após o sexto gol alemão na partida das semifinais entre Brasil x Alemanha onde a equipe brasileira foi goleada por
7 a 1 no Estádio do Mineirão, Belo Horizonte, MG, 08/7/2014.
Wilton Jr/ Estadão
O goleiro Júlio César, do Brasil, fica desolado após mais um gol alemão durante a partida entre Brasil x Alemanha onde a equipe brasileira foi goleada por 7 a 1 no Estádio do Mineirão, pelas semifinais da Copa do Mundo no Brasil, Belo Horizonte, MG, 08/7/2014. Essa foi a maior derrota do Brasil em participações nas Copas do Mundo.
Nilton Fukuda/ Estadão
Torcedoras, acompanhando o jogo entre Brasil e Alemnha, na Rua Fradique Coutinho na capital paulista, choram ao ver a Seleção Brasileira ser goleada pela Alemanha por 7 a 1, nas semifinais da Copa do Mundo de Futebol, 08/7/2014.
Daniel Teixeira/ Estadão
O goleiro Júlio César abalado após mais um gol alemão durante a partida das semifinais da Copa do Mundo. 08/7/2014. A equipe brasileira foi goleada por 7 a 1 pelos alemães.
Clayton de Souza/ Estadão
O jogador Davi Luiz (d), do Brasil, ao lado do alemão Mesut Ozil, desaba e chora ao final da partida entre Brasil x Alemanha onde a equipe brasileira foi goleada por 7 a 1 no Estádio do Mineirão, Belo Horizonte, MG, 08/7/2014. A derrota ficou conhecida como o o maior vexame do Brasil em participações em Copa do Mundo.
Wilton Jr/ Estadão
O técnico
Luiz Felipe Scolari (c), acompanhado pelo elenco da Seleção Brasileira, lamenta a derrota por 7 a 1 para a Alemanha, ao final da semifinal da Copa do Mundo, realizada no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte,MG. 08/7/2014.
Alex Silva/ Estadão
Robben e Fernandinho em lance do jogo Brasil e Holanda no estádio Nacional Mane Garrincha valendo o terceiro lugar no Campeonato Mundial de Futebol, 12/7/2014. O Brasil perdeu por 3 a 0 a partida, que teve gols dos holandeses, Van Persie, Blind e Wijnaldum.
Nilton Fukuda/ Estadão
Holandeses comemoram a conquista do terceiro lugar na Copa do Mundo no Brasil, após vencerem a Seleção Brasileira, por 3 x 0, no estádio Nacional Mane Garrincha, Brasília, DF. 12/7/2014.
Dida Sampaio/ Estadão