ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Avestruz, na cabeça!

Jogo do bicho completa 120 anos e 80 de proibição

03 de julho de 2012 | 13h 13
Rose Saconi, Carlos Eduardo Entini e Liz Batista

Há 120 anos ocorria a primeira extração do jogo do bicho. Deu avestruz. Não poderia ter dado outro. Avestruz, bicho que esconde a cabeça, é a simbologia perfeita para uma sociedade que finge não ver as ligações ilícitas de um jogo proibido há 80 anos.

O Jogo foi inventado pelo barão de Drummond no processo de fundação de um bairro moderno em Vila Isabel, no Rio. O barão, um fazendeiro mineiro muito rico, precisava da ajuda da Câmara para manutenção do bairro, onde ele havia instalado um Jardim Zoológico para atrair a população.Como a Câmara não se manifestou, ele criou um truque.

O Estado de S. Paulo - 10/12/1988



O bilhete de entrada de cada visitante do parque vinha carimbado com um animal e, no fim do dia, haveria sorteio.Os visitantes poderiam levar até 20 vezes do que haviam pago para entrar, ou seja 20 mil réis. A explicação para o sucesso relâmpago do jogo fica fácil quando se compara o valor do ingresso aos dos bilhetes das loterias oficiais. O bilhete da "Grande Loteria da Bahia", anunciado nos classificados do Estado - no mesmo dia do primeiro sorteio do jogo do bicho - valia 200 mil réis. Portanto, pelo preço do ingresso, o jogo do bicho já nasceu popular.

O Estado de S. Paulo 3/7/1892

O jogo criado por Dummond era bom para todos. O dono do zoológico faturava com o aumento de frequentadores e os visitantes, além de se divertirem com os bichos, podiam sair com mais dinheiro do que entraram.

Vício. Em pouco tempo, o hábito de jogar se espalhou pela sociedade. Qualquer um queria fazer seu jogo do bicho. Em 1898, Olavo Bilac, colaborador do Estado, relatou que o jogo estava em todos os lugares, nos armazéns, nas repartições públicas e inclusive nas escolas. Segundo ele, até professores, de dentro do colégio, faziam o papel de ‘book-maker’ e os apostadores eram os próprios alunos.

8 de junho de 1898



O jogo foi considerado contravenção penal em 1932. Mas nesses 80 anos de proibição, nem lei, nem a repressão policial o fez desaparecer.

18 de março de 1932



 Muito pelo contrário, o jogo do bicho cresceu, criou figuras como o bicheiro Castor de Andrade, financiou escolas de samba e hoje é pano de fundo do escândalo Carlinhos Cachoeira. Apesar das ligações ilícitas, o jogo do bicho é aceito amplamente pela sociedade.

14 de maio de 1948


Leia também:

# Jogo do Bicho: problema de 120 anos

>> ACESSE TODAS EDIÇÕES DO JORNAL

Proclamação da República

Veja essa e outras capas históricas Proclamação da República

# Capa do jornal de 16/11/1889

Tópicos
ver todos