ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Bolsonaro já havia dito "Quando acaba a saliva entra a pólvora" na crise venezuelana de 2019

Presidente proferiu a frase num evento de formatura no Itamaraty durante a crise da Venezuela

11 de novembro de 2020 | 17h 42
Edmundo Leite - Acervo Estadão

Notícia com a frase "Quando acaba a saliva, entra a pólvora" proferida por Bolsonaro durante crise na Venezuela

"Quando acaba a saliva, entra a pólvora". A frase de Jair Bolsonaro para comentar uma declaração de Joe Biden sobre a Amazônia já havia saído da boca do presidente brasileiro anteriormente. Foi em 3 de maio de 2019, quando Bolsonaro participava de um evento de fomatura de diplomatas e uma crise na Venezuela estava efervescendo. Na ocasião, no entanto, ele negou que estivesse falando do país vizinho, conforme contaram os repórteres Daniel Wetwrman e Julia Lidner, apesar de estar tratando do assunto ante e ter dito que o venezuelano Nicolás Maduro só cairia com o enfraquecimento das Forças Armadas venezuelas.

"O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, afirmou ontem que a única forma de o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ser retirado do cargo é com o enfraquecimento das Forças Armadas venezuelanas, que o apoiam.

O presidente voltou a defender uma solução "de forma pacífica" para o país vizinho. "Se não tiver como, com um hipotético conflito, aí cada país decide se vai para as últimas consequências ou não", declarou. "Se você não enfraquecer o Exército da Venezuela, o Maduro não cai."

No evento, destinado à formatura de diplomatas, Bolsonaro também afirmou que, quando a diplomacia falha, as Forças Armadas entram em campo. Ele negou que estivesse falando da Venezuela. "Quando acaba a saliva, entra a pólvora. Não queremos isso", declarou. [leia a íntegra]

+ ACERVO

> Selecione a data e veja o jornal do dia que você nasceu

> Capas históricas

> Todas as edições desde 1875

>> ACESSE TODAS EDIÇÕES DO JORNAL

Incêndio do edifício Joelma em 1974

Veja essa e outras capas históricas Incêndio do edifício Joelma em 1974

# Capa do jornal de 2/2/1974

Tópicos
ver todos