ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Como era São Paulo sem a Catedral da Sé

Local foi escolhido pelo cacique Tibiriçá; atual catedral levou quatro décadas para ser construída

21 de dezembro de 2012 | 12h 52
Rose Saconi

 
  À direita, os tapumes no terreno onde começou a ser construída a nova Catedral da Sé em 1913
Foto: Arquivo/ESTADÃO



Bem antes da catedral que hoje conhecemos, existia uma antiga catedral, a 'velha Sé', que foi construída em 1745. A cidade era então pequena, com poucos habitantes e o centro marcado pela confluência de três ruas principais, o famoso triângulo de São Paulo, formado pelas ruas São Bento, 15 de Novembro e Direita.

Era uma região frequentada pela aristocracia da cidade, onde viam-se senhores e senhoras bem vestidos participando das muitas reuniões festivas que eram feitas no local.
A antiga catedral ficava no vértice deste encontro de ruas e a sua localização foi escolhida pelo cacique Tibiriçá. A Sé era uma igreja tipicamente do tempo da colonização portuguesa. A fachada era semelhante à de uma casa comum, porém mais rica, com uma grande porta na entrada e três janelas na parte superior.

A nova catedral começou a ser construída em 1913. O Estado noticiou a solenidade do lançamento da pedra fundamental. "A nova cathedral deve ser eregida no mesmo local da antiga igreja demolida, sendo apenas recuado o alinhamento de sua fachada principal de modo a coincidir com o da travessa da Sé".

O Estado de S. Paulo, 6/7/1913



ffoi finalmente inaugurada Quatro décadas depois, em 25 de janeiro de 1954, durante as comemorações dos IV Centenário da cidade. A construção da atual Sé foi concluída somente após obras de restauro, de 1999 a 2002.



>> Como era São Paulo sem a Avenida Sumaré

* A seção "Como era São Paulo sem" é publicada todas as sextas-feiras no caderno Metrópole


# Siga: twitter@estadaoacervo | facebook/arquivoestadao | Instagram | # Assine

FOTOS HISTÓRICAS

Leila Diniz e amigas em 1967

Veja essa e outras imagens que marcaram época Leila Diniz e amigas em 1967

Foto: Ywane Yamazaki/Estadão

Tópicos
ver todos