ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Como era Sao Paulo sem asfalto

Asfalto só chegou a vias da capital em 1909; material trazido da Alemanha foi usado na Paulista

24 de abril de 2013 | 17h 15
Rose Saconi


Av. Nove de Julho foi asfaltada 30 anos depois da avenida Paulista. Acervo/Estadão


 Em 8 de dezembro de 1891 foi inaugurada a Avenida Paulista, a primeira via asfaltada da cidade. A Paulista nasceu da iniciativa do engenheiro uruguaio Joaquim Eugênio de Lima. Ele projetou a abertura de uma avenida no lugar mais alto daquela região, conhecida então como Caaguaçu (mata grande), e loteou toda a área ao largo da avenida.
Em meados de 1782, a região era apenas uma grande floresta, chamada pelos índios de Caaguaçu (em tupi "mato grande"). Era ali, atravessando o sítio do Capão, que a estrada da Real Grandeza cortava a vegetação grossa por uma pequena trilha.
Antes da chegada do asfalto, muitas ruas da cidade receberam paralelepípedos. O Estado, então chamado A Província de S. Paulo, noticiou as primeiras negociações e propostas para o início do calçamento de ruas já em 1877. "Foram hontem pela camara da capital abertas as propostas apresentadas para calçamento a paralallepipedos de differentes ruas da capital, empreitada a que chamou a municipalidade concorrentes ha pouco tempo".





O método de 'pedregulhamento", como chama-se na época, usado em muitas ruas, não foi o ideal.
"O systema de calçamento a parallelepipedos, ultimamente iniciado entre nós, não tem correspondido à espectativa publica, nem dado os resultados vantajosos, que era de esperar", dizia a reportagem publicada em 1878. "A cidade de São Paulo, pela sua irregularidade de nível, merece especial attenção quanto à formação de suas tortuosas ruas".
Em 1909 a Paulista recebeu asfalto trazido da Alemanha. A partir daí as demais ruas da cidade foram ganhando pavimentação.



 
Viu essa página?

Anúncio de lança-perfume em 1929

Entorpecente era permitido e sucesso no carnaval Anúncio de lança-perfume em 1929

Veja a edição completa de 13/1/1929

Tópicos
ver todos