PUBLICIDADE

Como escolher um colégio no século passado

Preparar moças para administração do lar e escolas com métodos estrangeiros eram opção

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Escolher qual escola os filhos devem frequentar não é tarefa fácil. Qual método de ensino e benefícios são alguns diferenciais na hora da escolha, hoje e ontem. No passado, a preparação moral - e doméstica para as meninas - e para o ensino superior eram os principais destaques dos anuncios das escolas da capital e interior publicados no Estado

Além das matérias clássicas, o internato para meninas da Escola Americana preparava as moças para uma 'boa direção de uma casa de família'. 

Educação à francesa no Colégio Franco Brazileiro. Com destaque para a história sagrada, ou religião, no primeiro ano do ensino.   

Escolas de outros estados também anunciavam no jornal, pois não era incomun os filhos serem enviados para internatos em outras cidades. Em 1914, o colégio Anglo-Mineiro publicou anúncio vendendo seu método completamente baseado no inglês, "reconhecido como o melhor em seus effeitos sobre a formação do caracter e o desenvolvimento physico dos alunos". A maioria dos professores vinham da Inglaterra, com exceção dos de línguas estrangeiras.  

No colégio Bernadino de Campos preparava os alunos para os cursos superiores utilizando o mesmo métido de ensino americano, isto é, 'racional, inductivo e analytico'.

Muito verde no colégio Macedo Soares que ficava na Vila Mariana, zona sul de São Paulo. 

Tag: educação

Publicidade

# Assine |# Licenciamento de conteúdos Estadão |

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.