ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Conheça as histórias de vida que concorrem ao Oscar

Cinebiografia de Alan Turing, Martin Luther King e Stephen Hawking disputam Melhor Filme

22 de fevereiro de 2015 | 15h 02
Liz Batista

Três cinebiografias estão entre os oito longas metragens indicados ao Oscar de Melhor Filme deste ano. As obras falam da trajetória do matemático Alan Turing, do líder ativista dos direitos civis Martin Luther King Jr. e do astrofísico Stephen Hawking. Conheça mais sobre eles através das páginas do Estado:

O Jogo da Imitação (2014)


O ator Benedict Cumberbatch na pele de Turing, à esquerda

 

Dirigido pelo norueguês Morten Tyldum, o filme trata da vida de Alan Turing, o gênio da matemática que decifrou os códigos da máquina Enigma usada pelos nazistas na Segunda Guerra Mundial. Reconhecido como precursor da computação moderna e da ciência da inteligência artificial, Turing aprimorou o conceito de algoritmo e desenvolveu  o teste de Turing, que avalia se uma máquina consegue reproduzir um comportamento inteligente equivalente ao de um humano. O ator Benedict Cumberbatch vive o famoso criptologista  no longa que também retrata o drama pessoal de Turing. Perseguido por ser homossexual, Turing foi condenado por atentado ao pudor em 1952 e optou pela castração química à prisão. No Reino Unido dos anos 1950, práticas homossexuais eram consideradas crime.   

O Estado de S. Paulo -15/9/1968 e 16/4/2012


Selma: Uma Luta pela Igualdade (2014)

 
David Oyelowo (à direita) interpreta Martin Luther King

O filme, dirigido por Ava DuVernay, pretende recontar a história das marchas por direitos civis nos Estados Unidos em 1965. Centrada na figura do líder do movimento pelo direito dos negros, o reverendo Martin Luther King Jr., interpretado por David Oyelowo, a obra retrata os bastidores da marcha de Selma até Montgomery, capital do Alabama. As manifestações pacíficas pelo direito dos negros ao voto duraram cinco dias e reuniram dezenas de milhares de pessoas. Mesmo após a aprovação da Lei dos Direitos Civis de 1964, que determinava o fim dos sistemas de segregação no país e reforçava o direito ao voto previsto pela constituição, muitos negros foram impedidos de realizar seu recenseamento eleitoral, principalmente no Sul dos Estados Unidos. A marcha ganhou os noticiários do mundo após a truculenta repressão por parte das forças policiais do Alabama e mobilizou a opinião pública americana. Em 6 de agosto de 1965, o presidente Lyndon B. Johnson assinou a Lei dos Direitos de Voto, que proibia qualquer discriminação racial no processo eleitoral.

O Estado de S. Paulo- 14/02/1965, 23/3/1965 e 07/8/1965
 

 

A Teoria de Tudo (2014)

 
O físico Stephen Hawking Eddie em 2007 e Redmayne no papel do cientista. Kimberly White/Reuters

 

Com Eddie Redmayne no papel de Stephen Hawkingo longa foi baseado no livro da primeira esposa de Hawking, Jane Wilde Hawking. Focado no relacionamento entre Jane e Stephen e nas dificuldades impostas pela esclerose lateral amiotrófica - o cientista foi diagnosticado com a doença degenerativa aos 21 anos de idade- o filme também trata da carreira de Hawking e do desenvolvimento dos estudos que trouxeram avanços para o campo da teoria da relatividade e da mecânica quântica.


O Estado de S. Paulo- 23/8/1988

Siga: twitter@estadaoacervo | facebook/arquivoestadao | Instagram | # Assine  

 


 

Viu essa página?

Anúncio de lança-perfume em 1929

Entorpecente era permitido e sucesso no carnaval Anúncio de lança-perfume em 1929

Veja a edição completa de 13/1/1929

Tópicos
ver todos