ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Corrida de São Silvestre

A tradicional prova nas ruas de São Paulo é disputada desde 1925

30 de dezembro de 2015 | 16h 41
Liz Batista

O Estado de S.Paulo - 31/12/1925 
 

Idealizada pelo jornalista Cásper Líbero e inspirada na maratona de Paris, a primeira corrida de São Silvestre foi realizada à meia-noite de 31 de dezembro de 1925. Contou apenas com 48 competidores. Mas, foi um sucesso desde sua primeira edição. Hoje ela é uma prova tradicional do calendário esportivo nacional e se tornou a principal corrida de rua do País.

Nem sempre foi assim. Inicialmente, a prova que cruza tradicionais ruas do centro de São Paulo era aberta apenas para brasileiros. Só em 1945 os primeiros atletas estrangeiros - um chileno e um uruguaio - estrearam na competição. Em 1975 foi criada a prova feminina e desde então mulheres também disputam a São Silvestre. É uma mulher a detentora do maior número de vitórias da competição. A portuguesa Rosa Mota venceu a corrida seis vezes.

Depois dela, o 2º maior vencedor é o queniano Paul Tergat, com cinco vitórias. Foi na década de 1980 que a corrida começou a ser televisionada e passou a ser realizada à tarde, até então ela era à noite. A prova teve seu horário alterado para a manhã em 2000.

Navegue pela galeria, veja imagens históricas da corrida e conheça mais curiosidades:

Leia também:

#'Taça Estadinho' antecedeu a São Silvestre

Tag: São Silvestre

# Assine |  # Licenciamento de conteúdos Estadão |


Viu essa página?

Anúncio de lança-perfume em 1929

Entorpecente era permitido e sucesso no carnaval Anúncio de lança-perfume em 1929

Veja a edição completa de 13/1/1929

Tópicos
ver todos