Corrida de São Silvestre
A tradicional prova nas ruas de São Paulo é disputada desde 1925
30 de dezembro de 2015 | 16h 41O Estado de S.Paulo - 31/12/1925
Idealizada pelo jornalista Cásper Líbero e inspirada na maratona de Paris, a primeira corrida de São Silvestre foi realizada à meia-noite de 31 de dezembro de 1925. Contou apenas com 48 competidores. Mas, foi um sucesso desde sua primeira edição. Hoje ela é uma prova tradicional do calendário esportivo nacional e se tornou a principal corrida de rua do País.
Nem sempre foi assim. Inicialmente, a prova que cruza tradicionais ruas do centro de São Paulo era aberta apenas para brasileiros. Só em 1945 os primeiros atletas estrangeiros - um chileno e um uruguaio - estrearam na competição. Em 1975 foi criada a prova feminina e desde então mulheres também disputam a São Silvestre. É uma mulher a detentora do maior número de vitórias da competição. A portuguesa Rosa Mota venceu a corrida seis vezes.
Depois dela, o 2º maior vencedor é o queniano Paul Tergat, com cinco vitórias. Foi na década de 1980 que a corrida começou a ser televisionada e passou a ser realizada à tarde, até então ela era à noite. A prova teve seu horário alterado para a manhã em 2000.
Navegue pela galeria, veja imagens históricas da corrida e conheça mais curiosidades:
São Silvestre
Competição existe desde 1925


Atletas na corrida de 1968. A 1.ª São Silvestre foi realizada em 31/12/1925 e recebeu o nome do santo homenageado do dia.
Acervo/EstadãoLeia também:
#'Taça Estadinho' antecedeu a São Silvestre
Tag: São Silvestre
# Assine | # Licenciamento de conteúdos Estadão |