ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Da África ao Brasil em um barco a remo

Há 30 anos, Amyr Klink chegava de sua travessia solitária pelo Atlântico Sul; viagem durou 101 dias

18 de setembro de 2014 | 9h 47
Rose Saconi


Klink, a bordo do barco IAT: primeiro homem a cruzar sozinho o Atlântico Sul em um barco a remo. Agliberto Lima/Estadão

Quando, no final de 1983, o Estadão noticiou que um jovem brasileiro pretendia atravessar o Atlântico Sul, da África à América, em um barco a remo, muita gente não acreditou no êxito da aventura. "Não é por esporte e sim por interesse científico", dizia a reportagem do jornalista Luiz Carlos Ramos, contando a história - até então inédita - do jovem economista de 28 anos, Amyr Khan Klink.


Pois a façanha marítima que parecia impossível aconteceu e foi concluída com sucesso. No dia 18 de setembro de 1984 o ainda desconhecido navegador aportou solitariamente na Praia da Espera, no litoral baiano, 101 dias depois de ter partido da África.

A decisão de atravessar o Atlântico a partir da Namíbia foi tomada após Amyr Klink ler uma reportagem do Estado, no caderno de Turismo, sobre o país africano. Ele se interessou e foi até o jornal para conversar pessoalmente o com jornalista autor da matéria.

"Recebi o rapaz na Redação depois do fechamento e, ele me mostrou todo o plano com desenhos do barco e rota detalhada da viagem", lembra Luiz Carlos. "Embora ousado e perigoso, acreditei no projeto que estava criteriosamente muito bem planejado."

Depois desse encontro, Amyr saiu do prédio já com o percurso definido. O barco foi construído em oito meses e levado para o Porto de Luderitz, de navio, dentro de um contêiner.


Plano de viagem original feito por Amyr Klink
 
Arquivo Pessoal/Luiz Carlos Ramos


O desafio começou no dia 10 de junho, quando ele partiu da África a bordo do IAT. O "navegador solitário", como foi chamado na época, cruzou o Atlântico enfrentando tubarões, tempestades, correntezas e ondas gigantes.

Um ano depois de se tornar o 'herói do Atlântico', Klink lançou o livo Cem Dias entre Céu e Mar, com fotos e mapas da viagem pioneira feita em um barco a remo.

 

Até hoje, 30 anos depois da histórica viagem, nenhum outro navegador repetiu o feito de Klink.

Veja a viagem de Amyr Klink nas páginas do Estadão:

Os preparativos
O Estado de S. Paulo - 28/3/1984

A partida
O Estado de S. Paulo - 8/61984


Um mês de viagem
O Estado de S. Paulo -  15/7/1984

 

 

Reta final
O Estado de S. Paulo - 7/9/1984


A chegada 
O Estado de S. Paulo -  19/9/1984

 

 



Entrevista
O Estado de S. Paulo - 20/9/1984

 

FOTOS HISTÓRICAS

Leila Diniz e amigas em 1967

Veja essa e outras imagens que marcaram época Leila Diniz e amigas em 1967

Foto: Ywane Yamazaki/Estadão

Tópicos
ver todos