De 007 a Highlander, Sean Connery parecia eterno

Ator tornou-se um dos maiores ícones do cinema ao dar vida ao agente secreto invencível e irresistível

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Por Liz Batista
Atualização:
Sean Connery interpreta James Bond. Estadão - 03/01/1965 Foto: Reprodução/Divulgação

Fosse na pele de um agente secreto britânico, à serviço de sua majestade com licença para matar, de um monge medieval enredado em uma série de mortes misteriosas (O Nome da Rosa [1986]) , de um policial irlandês aposentado contra a máfia na corrupta Chicago comandada por Al Capone nos anos de 1930 ( Os Intocáveis [1987]). Ou vivendo o mentor de um guerreiro escocês do século 16 com poderes sobrenaturais que o tornavam quase imortal (Highlander II  [1991]), um comandante de uma submarino russo que invade águas americanas durante a Guerra Fria (A Caçada ao Outubro Vermelho [1990]) ou o pai de um dos maiores heróis já criados por Steven Spielberg (Indiana Jones e a Última Cruzada [1989]), Sir. Sean Connery conseguiu imprimir uma marca única em seus personagens. Seu magnetismo tornava impossível dissociar intérprete e personagem e a mágica operada por seu carisma e talento gravavam sua atuação e imagem como uma tatuagem no imaginário dos fãs. Connery detinha a qualidade das lendas do cinema, era protagonista mesmo quando coadjuvante.

O espião criado por Ian Fleming, James Bond, foi o papel que lançou Connery ao estrelato, na produção 007 Contra o Satânico Dr. No (1962), o primeiro filme de uma das franquias de maior sucesso do cinema até hoje. 

>> Estadão 9/12/1992

Estadão - 09/12/1992 Foto: Acervo/Estadão

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Irresistível para as mulheres e implacável contra seus inimigos, Bond personificou fantasias femininas e masculinas. Num filme de ação que conseguiu reunir elementos tão diversos quanto característicos de seu tempo, como a crença nos avanço tecnológico - o que seria de Bond sem as invenções de Q? - a Revolução Sexual e a Guerra Fria. Para coroar a produção, a interpretação e figura de Connery conferiram ao personagem as poderosas pulsões de sexo e morte descritas por Freud. A História ainda teve seu papel. O filme estreou em setembro de 1962 , no mês seguinte o mundo viveu a ameaça mais crítica de uma possível guerra nuclear, a crise dos mísseis em Cuba. Como se realidade acrescentasse sua dose extra de adrenalina à fantasia, Bond se tornou tanto o herói capaz de impedir um conflito atômico, quanto o homem nos braços de quem muitos gostariam de encontrar um fatídico desfecho diferente. 

Bond alçou Connery à condição de símbolo sexual (o inverso também é verdadeiro), como mostrou um artigo do Estadão de 28 maio de 1965. O autor, Thomaz Souto Corrêa, explora no texto as qualidades que faziam de Sean Connery e Sofia Loren o ideal masculino e feminino de sensualidade na época. “Sean Connery é o homem que agrada ao público em geral. Bonitão, grandalhão, representa com autenticidade absoluta o que se espera de um homem nessas condições: agradar às mulheres. Para isso, ele é valente, durão, frio, cruel e charmoso. Ele é James Bond.”, escreveu o jornalista. 

>> Estadão - 30/9/2012

Estadão - 30/9/2012 Foto: Acervo/Estadão

>> Estadão 1/9/1981

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Texto de Rubens Ewald Filho sobre Sean Connery e 007 Foto: Acervo Estadão

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>> Estadão - 25/5/1989

Estadão - 25/5/1989 Foto: Acervo/Estadão

>> Estadão - 11/3/1990

Estadão - 11/03/1990 Foto: Acervo/Estadão

>> Estadão 13/4/1988

Leitora reclama de umspoiller na matéria sobre o filme Os Intocáveis (1987). A produçãoque rendeu oOscar de Melhor Ator Coadjuvante para Sean Connery em 1988. Foto: Acervo/Estadão

>> Estadão 28/5/1965

Estadão - 28/5/1965 Foto: Acervo/Estadão

>> Estadão 28/5/1987

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Estadão - 28/5/1987 Foto: Acervo/Estadão

>> Estadão 9/6/1990

Estadão - 09/6/1990 Foto: Acervo/Estadão

>> Estadão 15/6/1989

Estadão - 15/6/1989 Foto: Acervo/Estadão

>> Estadão 12/1/2002

Estadão - 12/01/2002 Foto: Acervo/Estadão

>> Estadão 11/2/1966

Sean Connery nacapa do Suplemento Feminino em 1966 Foto: Acervo Estadão

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