ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Depois do pequeno passo, o passeio pelo espaço

Há 30 anos, homem, sem cordão que o ligasse à nave, flutuou livre pelo espaço

07 de fevereiro de 2014 | 10h 50
Liz Batista


O astronauta Bruce McCandless realizando o primeiro passeio orbital espacial, 7/02/1984
Foto: NASA



Dezesseis anos depois de homem ter chegado à Lua e vinte quatro anos depois de ter chegado ao espaço, uma nova fronteira na corrida espacial era cruzada em 7 de fevereiro de 1984. Há 30 anos, os astronautas da NASA, Bruce MacCandless e Robert Stewart, executavam com sucesso a missão da nave Challenger e realizavam o primeiro passeio orbital sem qualquer ligação com a espaçonave.

O Estado de S.Paulo- 08/02/1984


 




O passeio. A caminhada espacial sem o uso do tradicional cordão de ligação com a nave, utilizado por 46 astronautas americanos e 13 soviéticos antes de McCandless e Stewart, foi possível graças à uma nova e sofisticada tecnologia de propulsores a jato individuais. Semelhantes a mochilas, os jatos propulsores ficavam presos aos astronautas e possibilitavam manobras em todas as direções.




McCandless, aventurando-se mais longe  do que qualquer astronauta. Usando propulsão, se afastou 100 metros da espaçonave. Foto: NASA 7/02/1984


Bruce McCandless foi o primeiro a deixar a nave. Em referência à célebre frase de Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar na Lua em 1969, McCandless, o primeiro homem a flutuar “solto” pelo espaço, declarou: “pode ter sido um pequeno passo para Neil, mas é um salto enorme para mim”. Após 90 minutos fora da nave, admirando a “beleza da vista”, retornou à Challenger. Então, Stewart saiu para sua caminhada.

Os astronautas revezaram-se num passeio de cinco horas pela imensidão sideral. As imagens da missão foram gravadas por câmeras instaladas nas roupas dos astronautas.


Leia também:
>>O astronauta partiu

>>Armstrong lembrou Dumont como pioneiro da aviação

# Siga: twitter@estadaoacervo | facebook/arquivoestadao | Instagram | # Assine
>> ACESSE TODAS EDIÇÕES DO JORNAL

Proclamação da República

Veja essa e outras capas históricas Proclamação da República

# Capa do jornal de 16/11/1889

Tópicos
ver todos