ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Dinamarquês foi o primeiro atleta completo do Brasil

'Campeonato do Atlheta Completo', realizada há 100 anos, foi promovida pelo 'Estado'

12 de dezembro de 2014 | 14h 02
Rose Saconi

O atleta do Clube Espéria, Thorswald Rasmunsen, de origem dinamarquesa, foi o vencedor do 'Campeonato do Atleta Completo', disputado há um século nos dias 6, 8 e 13 de dezembro de 1914. As provas foram realizadas no Velódromo Paulista, na época sede do Clube Atlético Paulistano.

 


O Estado de S. Paulo - 14/12/1914
 


Inspirado nas provas de decatlo realizadas nas Jogos Olímpicos de 1904 (St. Louise) e 1912 (Estocolmo), o campeonato tinha 13 provas (sendo duas facultativas), e foi patrocinado pelo jornal O Estado de S. Paulo. Os atletas competiram em categorias diversas como lançamento de peso, salto com vara, corrida de barreiras em 110 m, lançamento de dardo, salto em comprimento com corrida de impulso e corrida rasa de 1.500 metros. O regulamento para o 'Campeonato Brasileiro do Athleta Completo' foi publicado no Estado em agosto de 1914 (ver imagem abaixo).

 

O Estado de S. Paulo - 19/8/1914
 

 

O resultado. Dos seis participantes "somente Rasmunsen e Silveira se classificaram para athletas completos, pois todos os demais concorrentes tiveram 0 em algumas das dez provas obrigatórias".

"Decidiu-se, afinal, a victória pelo valoroso sportsman Rasmusem, que nas diversas e diffíceis provas a que se submetteu logrou vencer todos seus concorrentes, obtendo nada menos de 1.705 pontos. Cabe-lhe, portanto, a taça offerecida pelo sr. dr. Mário Cardim ao vencedor do Concurso Brasileiro de Athleta Completo".

O atleta brasileiro do C.A. Paulistano Amadeu da Silveira Saraiva ficou em segundo lugar.



O Estado de S. Paulo - 14/12/1914



Taça Estadinho. Em 1918, o jornal promoveu uma nova competição de atletismo. Desta vez foi uma corrida de 24 quilômetros pelas ruas de São Paulo, denominada ‘Taça Estadinho’, nome da edição da noite do Estado. “Fizemos notar, há dias, que é esta a primeira vez que, em S. Paulo, se leva a cabo uma corrida”, informava a edição de 12 de outubro de 1918. “Na nossa terra, apesar da mocidade ter predilecção pelos exercícios ao ar livre, nunca se cuidou do pedestrianismo a sério”, dizia a reportagem. A largada foi na Avenida Água Branca, com chegada na Paulista. Participaram 60 homens.

O Estado de S. Paulo - 5/5/1918




 

>> ACESSE TODAS EDIÇÕES DO JORNAL

Proclamação da República

Veja essa e outras capas históricas Proclamação da República

# Capa do jornal de 16/11/1889

Tópicos
ver todos