ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Duelo de gigantes

Em 2001, disputa entre ACM e Jader Barbalho dividiu o Senado

01 de fevereiro de 2013 | 10h 34
Liz Batista

O veto do senador baiano Antônio Carlos Magalhães (PFL-BA) ao nome do senador Jader Barbalho (PMDB-PA), para a presidência do Senado transformou uma transição que seria sem grandes surpresas, num duelo entre chefes políticos e provocou uma transformação no cenário político do País.

O Estado de S. Paulo - 15/2/2001

A posição de ACM abalou a ordem natural do acordo entre os dois  maiores partidos no Senado e na Câmara, PMDB e PFL, definiria quem ficaria com as respectivas Presidências. E comprometeu o arranjo pelo qual PFL e PMDB se revezavam nos dois mais altos postos do Legislativo. ACM deu inicio à uma cruzada para impedir a eleição do peemedebista à presidência do Senado. Chegou a cortejar José Sarney como uma opção para disputar a candidatura contra Jader dentro do PMDB, o que levou o partido a tachar o ex-presidente como o 'candidato de ACM', inviabilizando sua pretensa candidatura.

O PMDB fechou-se em apoio a Barbalho. A divisão no Congresso prenunciava riscos de governabilidade para o Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso. Nos últimos anos de seu segundo mandato e buscando a eleição de um sucessor nas eleições de 2002, o governo FHC formou uma nova base aliada para preservar a coesão da sua base parlamentar.

O Estado de S. Paulo - 15/2/2001

A aliança entre PSDB e PMDB firmada na Câmara, desalojou o PFL da coalizão de governo formada durante o primeiro mandato de FHC e rendeu a eleição do deputado Aécio Neves do PSDB de Minas Gerais, para presidência da Casa. E, em 14 de fevereiro, com os votos da bancada do PSDB, Jader Barbalho foi eleito presidente do Senado. ACM anunciou a vitória de seu inimigo político e entregou a presidência sem cumprimentá-lo.



Leia mais sobre sucessão no Senado:

>> Em 2007, Renan foi derrotado pelos fatos


>> ACESSE TODAS EDIÇÕES DO JORNAL

Proclamação da República

Veja essa e outras capas históricas Proclamação da República

# Capa do jornal de 16/11/1889

Tópicos
ver todos